Pratos Principais

Receita: Raviolone de cúrcuma recheado de frango assado

Por Larissa Januário em: em: 30 de julho de 2015
Tags:, , ,

 

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario11

Também podemos chamar de: algo bem melhor para fazer com cúrcuma do que escovar os dentes (beijo Bela Gil). Essa receita eu criei num dia frio e chuvoso.  Tinha finalmente comprado a máquina de fazer massa e estava mais ansiosa para usar do que quando compro sapato novo. Aí deu nisso.

Comece pela fase mais demorada da receita que é assar o frango. O ideal é planejar bem a receita, começar na véspera colocando o frango caipira em uma marinada (dicas para marinar aqui) para que ele pegue bem o tempero.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario

Eu temperei com pimenta de cheiro, cebola, alho, vinho branco seco, cenoura, talos de salsinha, sal e pimenta-do-reino. Complete com água. Se não conseguir um dia antes, faça com pelo menos uma hora de antecedência.

Coloque em uma assadeira com o caldo e os vegetais da marinada, cubra com papel alumínio (lado brilhante para dentro sempre) e leve ao forno. Quando estiver macio, retire o alumínio e deixe dourar.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario3

Equanto o frango assa,  prepare a  massa (passo a passo de massa fresca aqui). Mas aqui você terá que incluir a cúrcuma, o tal açafrão da terra.
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo (considere um tantinho extra para o manuseio na hora de abrir)
2 ovos (coloque mais um se a massa ficar muito seca)
1 colher de sopa bem generosa de cúrcuma

A diferença nessa receita é que você talvez tenha que colocar um pouco de água, coisa de um duas colheres de sopa no máximo porque a cúrcuma resseca um pouco a massa. Mas precisa ter sensibilidade, se a massa estiver boa, lisa e desgrudando da mão, não precisa. A massa também precisa descansar por pelo menos uma hora.

 

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario2

Depois que o frango estiver assado, desfie bem. Coe o caldo do assado e coloque um pouco  no frango desfiado. Só umas duas colheres. O resto coloque em uma panela larga e rasa para reduzir até que fique espeço para ser servido como molho da massa.

Acerte o sal e a pimenta no recheio. Se quiser, pode incluir os legumes que assaram junto com o frango (cebola, alho e cenoura), vai dar mais sabor. O recheio precisa estar frio para ser usado, se não a massa vai abrir no cozimento.  Enquanto ele esfria (vale inclusive colocar na geladeira) trabalhe a massa.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario4

Passe a massa pela maquina começando do número zero. Faça isso algumas vezes para quebrar o glúten do trigo. Ela vai ficar mais lisa e elástica. Depois comece a aumentar o número até chegar no 6. Não faça uma massa muito fina para evitar que rasgue. Monte os raviollones como na foto acima.

Coloque o recheio centralizado na massa e pincele ovo batido em torno dele para ajudar a grudar a massa. Feche e corte as bordas com a ajuda de um aro ou mesmo um copo americano.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario6

Aperte bem as bordas para fechar e não abrir no cozimento.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario7

Salpique com farinha e vá reservando em uma assadeira. Aqueça a água com sal em uma panela grande e funda. Cozinhe os raviollones por 4 minutos.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario18

Para dar um tchan eu tostei na frigideira com azeite uns quiabos fatiados.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario5

Também preparei umas lascas de queijo do serro bem curado.  No prato fundo coloque os uns três raviolones por pessoa e uma concha bem cheia do caldo do cozimento reduzido. Salpique o queijo em lascas e o quiabo tostado. Eu garanto, é de morrer de bom esse raviolone caipira.

ravioli_frangoasssado_acafrao_semmedida_larissajanuario9

Abaixo uma foto da versão chique servida no Jantar Secreto acompanhada de uma Urthel Saisonniére. Uma saison belga, local de origem do estilo que quer dizer sazonal, cervejas de verão, frescas, produzidas na ultima estação fria do ano e estocadas em celeiros para serem consumidas nas épocas quentes.

ravioloni_galinha_caipira_jantar_secreto_20_03_2

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *