Pratos Principais

Receita: Rigantone, alho, óleo e brócolis

Por Larissa Januário em: em: 11 de setembro de 2016
Tags:, ,

 

alho_oleo_brocolis_larissa_januario_semmedida

Eu defendo o macarrão alho e óleo faz um tempo. Bem antes e ser modinha. Não entendo alguém comer miojo em um mundo onde temos essa maravilhosidade.

Daí que recentemente me deram uma dica meio que infalível quem veja bem,  falhou! Quem me segue no instagram pode acompanhar a saga mega close errado no stories. Eu tive que tentar algumas vezes, até que deu certo.

É quase a mesma coisa que o alho e óleo tradiça. Só que você vai inclui um novo passo. Ah, e eu dei uma inovada incluindo o brócolis para dar um selo BG (Bela Gél) na receita.  Segue abaixo:

1 – ÁGUA: bota a água para ferver com sal. A água deve ficar salgada como a do mar. Enquanto a água ferve, você vai fazer todo o resto.

2 – ALHO: pique o alho o menor possível e reserve, se ele tiver aquele ramo no miolo (que parece um broto), retire e descarte. Isso significa que o alho não é tão fresco e o deixa indigesto.

3 – BRÓCOLIS: pique o brócolis em pequenos arbustos e reserve também

carbonara_brocolis_semmedida_larissa_januario6

4 – FERVURA a água já deve ter fervido, dê uma escaldada no brócolis, a famosa branqueada (xuxa na água por uns 2 minutos, depois xuxa na água gelada e teremos brócolis verde Césio 137 e crocantes). Isso significa joga na água quente por alguns minutos e tirar e jogar na água gelada para interromper o cozimento. Isso que deixa o brócolis veerdéeenho.  MAS não descarte a água, salve os brócolis com uma escumadeira e mantenha essa mesma água no fogo para a massa.

carbonara_brocolis_semmedida_larissa_januario8

5 – FRITURA: em uma frigideira fria coloque  o alho picad0, umas 3 colheres de água e umas 3 colheres de azeite de oliva. Aqui é o tchan da receita. A água vai cozinhar o alho e quando secar vai dourar. Meu erro? Eu não quis escutar e coloquei MUITA água. Empapou todo mundo e jamais secou o alho. Reserve essa alho douradinho.

6 – A MASSA: eu escolhi o rigatoni, você pode escolher qualquer outra, mas prefira massas de grano duro. Quando a água levantar fervura novamente, coloque a massa. O tempo de cozimento deve ser uns 8 minutos (siga a embalagem). Mas deixe um minuto a menos para finalizar na frigideira.

7 – O BAILE TODO: esse é o momento ninja da receita. Quando a massa cozinhar, escorra-a, salvando uma parte da água do cozimento (uns dois copos). Pegue a massa cozida e junte ao alho frito na frigideira, depois junte o brócolis. Ligue o fogo e acrescente uma concha da água do cozimento. Se achar muito seco coloque mais uma concha de água. A ideia é que essa água faça um caldinho.

8- UP GRADE: se quiser incrementar a receita, coloque 1/2 xícara de queijo ralado. Pode ser pecorino, pode ser parmesão, DEVE ser um bom meia cura brasileiro. Finalize com pimenta do reino moída na hora ou peperoncino em pó. Aguarde os elogios vegetarianos.

carbonara_brocolis_semmedida_larissa_januario9

 




2 Comments

  1. Amei o site, estão de parabens!

  2. Larissa Januário disse:

    obrigada! volte sempre!
    bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *