salada_lentilha_semmedida_larissa_januario5

Salada pra muita gente é sinônimo de comida sem graça de dieta restritiva. Não, não é. Aliás, é o oposto disso. É a sua chance de ingerir alimentos frescos, tenros e bem temperados. É o caso dessa salada que serve para acompanhar ou para brilhar sozinha. E você não vai levar mais que 20 minutos para fazer. Ou 30, se for mais molenga na cozinha. Bora no preparo.

salada_lentilha_semmedida_larissa_januario

Comece pela lentilha. Em uma panela coloque o suco de uma laranja. Junte 1 xícara de lentilha crua (serve bem duas pessoas) e complete com água até cobrir os grãos. Coloque um pitada de sal e leve ao fogo alto. Caso você tenha lembrado de deixar a lentilha de molho por pelo menos duas horas, 10 minutos de cozimento bastarão.  Se não, deixe por mais 10 minutos. Mas cuidado, elas devem ficar al dente, mais firmes. Se não vão empapar na salada. Resfrie imediatamente com água gelada.  Tempere com um dente de alho picado e 1/2 maço de coentro. Junte 150g de tomatinhos cortados ao meio. E 2 colheres de azeite. Neste caso, use o melhor azeite que você pode pagar. Acerte o sal.

salada_lentilha_semmedida_larissa_januario3

Mexa bem e deixe na geladeira por algum tempo antes de comer. Fica muito melhor fria.

pintado_crocante_larissa_januario_semmedida3pintado_crocante_larissa_januario_semmedida2pintado_crocante_larissa_januario_semmedida4

Para acompanhar, eu passei pedaços de filé de pintado (pode ser outros peixes de sua preferência). Temperei com sal e pimenta preta, passei na farinha de trigo e tostei na frigideira em pouco azeite com a pela pra baixo ate dourar, depois virei por 1 minuto. Pronto. Está pronto o seu jantar.

salada_lentilha_semmedida_larissa_januario6

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Saladas