Essa salada de legumes eu sempre pedia como entrada nos almoços que fazia na Rotisserie Santa Gema, que fica na Alameda Joaquim Eugênio de Lima, onde trabalhei e morei por um bom tempo. O lugar, além de ter o melhor pudim de leite condensado do mundo e um quindim delicioso, serve uma comidinha básica bem feita, daquelas que a gente precisa no dia a dia.

E essa saladinha da entrada, me fazia feliz. Uma combinação perfeita do trivial honesto que até hoje eu repito em casa quando temos frango assado. Mas também é excelente parceira para grelhados,  rosbife caseiro e claro, churrasco.  Vamos nessa.

Receita: Saladas de legumes perfeitinha

Ingredientes (para 4 pessoas)

2 cenouras frandes e cubos
2 batatas frandes em cubos
1 saco de 250g de ervilhas congeladas
3 ovos caipiras
4 dentes de alho
ramos de salsinha
1 ramo de alecrim
sal a gosto
azeite a gosto
sal e pimenta a gosto

Preparo


Corte a cenoura e a batata em cubinhos pequenos. Coloque os ovos em uma panela com água fria abundantes e leve ao fogo. Quando começar a ferver conte 9 minutos. Assim você terá ovos perfeitamente cozidos, ao ponto, com a gema amarelinha. Sem aquele pontos cinzas. Escorra água quente e coloque-os na água gelada imediatamente. Deixe esfriar.

Cozinhe separadamente a cenoura e a batata com as ervas em água salgada, até que fiquem macias, porém firmes. Coisa de 5 minutos bastam, já que os cubos são super pequenos. A cenoura vai bem com alecrim ou tomilho, a batata com salsa ou alecrim e alho. Escorra e reserve.

Doure o alho picadinho em azeite e junte a ervilha congelada. Deixe que fique bem verdinha. Reserve. Descasque os ovos e pique em cubinhos. Não tem problema a gema esfarelar um pouco. Ela vai ser incorporada ao molho da salada.

Misture os legumes, tempere com sal e pimenta e junte a salsa picadinha.

Coloque os ovos e o azeite. Se quiser, acrescente umas gotas de limão pra dar acidez e suco ao molho.  Misture bem, mas com cuidado para não esmagar nada. A ideia é que tudo fique íntegro. Sirva com o que quiser, morna ou geladinha.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Acompanhamentos, Receitas, Saladas, Sem carne