Vem chegando o verão e o calor no coração faz pesar na barriga. Daí que a única forma de ser feliz é comendomenos e de forma mais leve. Uma saída aqui em casa sempre são os legumes. Essa combinação é daquelas de fazer a rapa na geladeira no melhor estilo Sem Medida.

Não dá nem pra chamar de receita, porque vai de você e do que você tem  e gosta. O importante é fazer tudo bem rápido para manter a suculência e crocância dos legumes. Se cozinhar demais ficará tudo com o mesmo gosto e sem nenhuma textura. Vamos ao que interessa.

Receita: Salteado de Legumes e Carne (prato leve e rápido) 

Ingredientes
Legumes variados – eu tinha 1 pimentão vermelho, 1/2 brócolis americano, parcas couves-flores, 1 cenoura (vale vagem, ervilha torta, tomates…)
1 cebola  cortada cubos grandes
Sobras de repolho e acelga cortadas/rasgadas grosseiramente
Tiras de carne (eu tinha umas aparas de filé mignon que sobraram de uma peça que usei para rosbife, mas vale alcatra ou fraldinha, o mais importante é não cozinhar demais)
1 fio de óleo (eu usei o de gergelim, mas vale azeite de oliva também)
Shoyu  (vai a gosto mesmo, mas pegue leve pra não salgar demais, 1/4 de xícara basta)
1 colher de nampla – molho de peixe (dá profundidade)
Pimenta dedo-de-moça (usei uma com semente pra ficar picante)
1 pitada de gengibre
1 gole de saquê culinário (ou vinho branco)
Preparo

Salteie a carne na frigideira quente no óleo.  Uns cinco minutos bastam para que ela perca o vermelho intenso. Despeje em um recipiente a parte e conserve quente dentro de um forno ou microondas.

Coloque a cebola, a cenoura em rodelas finas e o pimentão  em cubos grandes na frigideira quente e untada com óleo. Deixe corar um pouco. Quando a cebola começar a ficar transparente junte o brócolis e a couve-flor. Mantenha o fogo alto. Junte as folhas.

Misture bem os vegetais e acrescente a carne. Coloque todos os líquidos e certifique-se de que o suco vai envolver todos os vegetais e a carne.  Salpique a pimenta picada e o gengibre ralado.

Mexa e deixe ferver por uns 2 minutos (até sumir o cheiro de álcool). Desligue o fogo e sirva imediatamente.  Se tiver no pique coma com arroz, mas acho mesmo que não carece.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas