Entradas e Petiscos

Receita: Sardinhas multi uso e alguns motivos para você comer esse peixe

Por Larissa Januário em: em: 26 de março de 2015
Tags:,

 

 

 

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida8

Tem gente que torce o nariz só de ouvir falar o nome. Mas eu já afirmei N vezes aqui que eu AMO sardinha. Fresca, em lata, assada, frita, na pizza, na torta ou no pão. Acho sempre um excelente ideia. A seguir uma lista de motivos para tentar convencer você a incluir esse peixinho na dieta. E pra finalizar uma receita ridícula de fácil e versátil que pode virar recheio de torta, molho de massa e canapé com torrada.

1 – SARDINHA É BARATO: 
O quilo da sardinha fresca dificilemnete ultrapassa 10 reais. Isso mesmso, DÉ REAL!!! Se você não tem isso no bolso agora não merece comer peixe. A lata não passa de 3 reais e pode garantir o seu jantar. Em tempos de sufoco, esse é o melhor argumento.

2 – SARDINHA É VERSÁTIL:
Você pode assar, fritar, grelhar, churrasquear e ensopar. A sardinha permite quase todos os preparos. Também rende patês (que nunca comeu sardela?), recheios de tortas e complemento de saladas. Melhor, impossível.

3 – SARDINHA TEM O ANO INTEIRO:
Se não está achando a versão fresca, vai de lata. A conserva de sardinha é boa e funciona. É só escolher uma marca que você confie. Existem inclusive versões sem óleo e com menos sal para quem tem esse tipo de restrição. E o melhor, já vem pronta para comer. Sabe aquela massa alho e óleo? Fica mara com sardinha, posto receita em breve.

4 – SARDINHA É VITAMINADA:
O loby do ômega 3, a famosa gordura boa para o coração, investe forte na margarina (jura?) e no salmão. Mas acontece que o primeiro não deveria existir e o segundo já quase não existe. Por tanto, você pessoa esperta deveria buscar seu hype de ômega 3 em sardinhas. Sem contar que também é rica em cálcio, fósforo, proteína e vitamida D. Bela Gil mandou lembrança.

5 – SARDINHA É MUITO FÁCIL DE FAZER:
Sempre observo que as pessoas tem medo de preprarar peixes em geral. Geralmente é por não conhecerem a carne e não saber muito o que fazer com ela.  A sardinha nesse ponto é otima para iniciantes, porque não requem quase nenhum conhecimento técnico. Você pode simplesmente cozinhar um punhado de massa, picar uma cebola e um cheiro verde, espremer um limão, acrescentar  azeite e amassar uma lata de sardinha e bingo! Temos um almoço! Duvida? Clica aqui.

Bom, depois de todos sses argumentos  acho que vale você testar pela menos uma vez. O risco é baixo. Para incentivar mais ainda, segue uma nova receita. Se é que dá pra chamar assim.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida

Peça o peixeiro para limpar cerca de 1 kg de sardinha tirando as espinhas, fazendo o corte estilo borboleta.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida9

Em um recipiente a parte, faça uma salsa verde para temperar a sardinha misturando o suco de 2 limões, talos de salsa e coentro, 3 dentes de alho, 1 colher de café de sal e 1/2 xícara de azeite.  Reserve.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida4

Corte uma cebola grande em rodelas finas. Uma mandoline ajuda. Unte o fundo de uma assadeira com um pouco de azeite, coloque parte das fatias de cebola e espalhe as sardinhas.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida3

Regue o peixe com a salsa verde.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida5

Vale acrescentar outros vegetais. Eu incluí rodelas de toamte maduro. Pimentões também combinam. Repita as camadas até acabar os ingredientes.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida8

Leve ao forno até dourar a superfície e sardinha ficar bem cozida. A ideia inclsuive é que se restou algum espinho que seja cozido até amolecer.  Você pode comer essas sardinhas quentes acompnahandas de batatas cozidas ou arroz.

sardinha_escabeche_larissa_januario_semmedida6

Se sobrar, retire o rabinho e desfie. Guarde num pote limpo e com tampa coberta pelo molho desse cozimento. Inclusive com os vegetais, deve durar uns 3, 4 dias na geladeira. Essa mistura, num dia de preguiça é um ótimo molho para macarrão. Como eu amo, sempre faço para sobrar juntamente para isso. També vai bem para comer com torradas no lanche da tarde e rechear uma torta.




2 Comments

  1. Juliana Castro disse:

    Fazia tempo que não visitava sua página. Como conterrânea sua que sou, adoro seu jeito de escrever ( e de falar). Suas receitas são simples (bem, você as faz parecerem simples) e deliciosas. Já fiz algumas. A próxima da minha lista é essa de sardinhas. Um abração daqui de Rio Verde.

  2. Mauricio Tholl disse:

    Parabéns pela receita. achei a matéria ótima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *