Receitas

Receita: Sopa de lentilha, couve, ervilha torta, risoni (orzo) e linguiça

Por Larissa Januário em: em: 2 de julho de 2015
Tags:, , ,

 
sopa_lentilha_linguica_semmedida_larissa_januario3peq
Vamos voltar à pilantragem. Nem vem de garfo que hoje é dia de sopa. Apenas Simonal define meu inv(f)erno.  Sim, tô repetitiva, mas nesse embalo vou botar pra quebrar pelo menos até setembro. É uma promessa. E uma ameaça! Então guarda seu lugar na fila, que eu vou reclamar! Nem vem que não tem!

Porque tenho lenha pra queimar e  pra virar cinza minha brasa demora! Então vamos de colher e de sopa.  De lentilha, com linguiça e não vacila.

Bora pra receita.

Antes de tudo, vamos pelo que demora mais. Cozinhe a lentilha (1 xícara para dois seres humanos gulosos) com uma folha de louro, 1 dente de alho e 1 pitada de sal, por uns 10 minutos ou até ficar macia, mas firme e íntegra (não é purê). Se deixar de molho uns 40min antes ela fica cozida em menos tempo.

Vai testando, é rápido. Se tens habilidade de controlar duas chamas enquanto a lentilha cozinha, frite a calabresa na própria gordura.

Vai lá Master Chef! Agora pique tudo que deve ser picado.  Você vai precisar de um pouco de habilidade e uma cebola grande em rodelas finas. O mais finas possível. Eu tinha ervilhas tortas, portanto,  fatiei e reservei.

Também separe 1/2 xícara de risoni (ou qualquer massa mini, mini mesmo que você encontre).

Agora refogue a calabresa. A minha estava em rodelas finas, mas pode ser em cubos pequenos e até moída. A ideia é que esteja num formato que ela se integre à sopa.

Use cerca de 1 xícara dela crua ou 1/2 xícara refogada. Junte a cebola à linguiça e misture e deixe no fogo até ela murchar. Depois junte alho amassado.

A essa altura, a lentilha cozida deve entrar na mistura de linguiça e temperos. Junte a massa mini. Quando faltar 1 minuto pra massa chegar no ponto (o tempo de cozimento da massa está na embalagem) junte a ervilha torta (vale vagem ou ervilha “fresca congelada” também) e espere mais um minuto. Coloque couve fatiada e sirva com cheiro verde. Tá pronta! Tá déli!

Eu tinha essas mini couve MOR-TAS de fofas que o marido deixou de sobra do Jantar Secreto. Como lidar com mini couves????

sopa_lentilha_linguica_semmedida_larissa_januario5peq

 

 

 

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *