sorvete_tapioca_castanhadopara_larissa_januario_semmedida13

Sorvete é quase uma obsessão minha. E como eu não tenho sorveteira fico em busca de receitas que não exijam o equipamento. O segredo do sorvete é o a: quanto mais melhor. Sem sorveteira um recurso muito usado é a clara em neve. Foi o que fiz aqui nesse preparo criado para o capítulo de tapioca no Especial Mandioca que o Sem Medida está participando no Sacola Brasileira.

Nosso sorvete ficou bem brasileiro e cheio de textura e sabor combinado o cocante da castanha e a leveza da tapioca  isoporzinho, aquela que parece uma pipoquinha. Se quiser variar, vale servir nosso sorvete com uma calda de açaí e homenagear o estilo paraense de comer essa tapioca. Lá eles costumam começar o dia encaram um dejejum com 1 castanha-do-pará e uma boa tigela de açaí com tapioca. Delícia!

Sorvete de tapioca com castanha-do-pará

Ingredientes:

Merengue
6 claras
1 pitada de sal
40g de açúcar de confeiteiro  para a clara em neve
1/2 vidro de creme de leite
1/2 lata de leite condensado
150g de castanha-do-pará triturada
200g de tapioca tipo isoporzinho

sorvete_tapioca_castanhadopara_larissa_januario_semmedida15

Em uma batedeira bata o creme de leite até o ponto de chantili. Junte o leite condensado e bata mais um pouco, apenas ara homogenizar.  Junte a castanha do pará e a castanha-do-para e misture bem com a ajuda de um pão duro ou um fuet (sem bater).     Reserve na geladeira enquanto faz o merengue.

sorvete_tapioca_castanhadopara_larissa_januario_semmedida

Limpe a batedeira e coloque as claras para fazer o merengue francês. Bata metade das claras com uma pitada de sal, umas gotas de limão e o açúcar. Quando começar a ficar firme e crescer, coloque o restante das claras e deixe bater até o ponto de picos firmes (Quando você vira, ela não cai).

sorvete_tapioca_castanhadopara_larissa_januario_semmedida14

Junte a tapioca ao creme de castanha-do-pará e mexe para incorporar,  depois acrescente o merengue e mexa com muito cuidado. A ideia é que ele incorpore ar ao sorvete, por isso não deve bater.  Leve o congelador na potência máxima. Ele deve congelar em no máximo 12h.

sorvete_tapioca_castanhadopara_larissa_januario_semmedida8

Para servir, você pode fazer as tradicionais tapioquinhas e  usá-las para substituir a casquinha do sorvete. Além de ficar diferente, acrescenta textura à receita. Decore com mais isoporzinho.

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sobremesas