Receitas

Receita: Suflê de chocolate infalível do Chef à Porter

Por Larissa Januário em: em: 12 de março de 2016
Tags:,

 

sufle1

Se você é frequentador aqui do Sem Medida já deve ter notado que não sou muito da sobremesa. Não que eu não goste, mas esse meu lado desmedido não é muito indicado para confeitaria.  Então acaba que aqui em casa a parte de doçaria fica por conta do chef.

Mas de tanto ver e comer, eu venho aprimorando meu lado doceira. E o suflê, um dos meus doces favoritos, eu tenho arriscado a fazer. tanto que decidi trazer a receita para vocês aqui. Essa é infalível. Segue.

Ingredientes:

Massa base para suflê

630 ml de leite

185 g de açúcar

115 g de farinha de trigo

2 ovos

3 gemas

Ingredientes: Suflê de chocolate:

85 g de manteiga

350 g de chocolate meio amargo

440 g de massa base para suflê

3 gemas

6 claras

140 g de açúcar

Preparo

Esse preparo é longo, mas não é difícil. É só fazer cada etapa com cuidado que dará tudo certo no final. Comece pela massa base para suflê.  É ela que vai dar firmeza a sobremesa e garantir que todos os ingredientes fiquem juntos e bem combinados. E o melhor: Com ela você pode preparar qualquer sabor! Não só doces como também salgados (claro que tem tirar o açúcar nesse caso). O que vai determinar o sabor é o ingrediente que você for misturar a essa massa.
sufle_chefaporter_semmedida12 Em uma panela em fogo brando, coloque 180 ml de leite e metade do açúcar, mexendo com uma colher até que o leite esteja morno e todo o açúcar tenha se dissolvido. Em outro recipiente misture a farinha de trigo, o restante do açúcar e do leite, mexendo com um batedor. Adicione então os ovos, as gemas e continue misturando até que toda a massa fique homogênea. Reserve.

Agora é só colocar 1/3 do leite adoçado na massa e mexer sem parar. Com tudo misturado, é só voltar toda a massa pra panela com o restante do leite e cozinhar em fogo brando, mexendo até que ela engrosse como um mingau. Nesse ponto abaixe o fogo ao máximo possível e cozinhe por 10 minutos, ou até que o sabor da farinha de trigo tenha sumido.

Com tudo pronto coloque a massa para esfriar em um recipiente e a cubra com uma folha de plástico filme para não formar uma película na superfície. Depois de fria essa massa dura até três dias em geladeira. Com essa etapa feita, é hora de dar sabor ao suflê.

sufle_chefaporter_semmedida13
O nosso será de chocolate. Derretas o blocos com manteiga em banho-maria. Use o melhor chocolate que você puder comprar. Dê preferência aos meio amargos e com maior percentual de cacau.  Tire o chocolate derretido do fogo e acrescente as gemas. É importante que ele esteja um pouquinho quente, já que o calor cozinha as gemas e deixa o sabor de ovo mais suave. Agora junte tudo a massa base e reserve.

 

Agora é a parte que vai garantir que o suflê fique leve e aerado. Bata as claras em neve e acrescente aos poucos o açúcar. Elas vão estar no ponto quando ficarem bem firmes, brilhantes e sem nenhum grão de açúcar. Tente sentir isso com as pontas dos dedos.

Junte as claras em neve à massa de chocolate com suavidade. Mexendo sempre de baixo para cima. Assim você incorpora ar à massa e garante que o suflê cresça bastante.

sufle_chefaporter_semmedida10

Além dos tradicionais ramequins, você pode assar o suflê dentro de uma caneca, xícara ou qualquer potinho de louça que possa ir ao forno. Independente do lugar, sempre unte a forma com manteiga e açúcar. Não esqueça das bordas, ou o suflê pode ficar preso nessa parte, quando começar a crescer no forno. Depois de colocar a massa nos ramequins, faça o seguinte: Usando uma faca raspe toda a volta da parte interna do ramequin. Sabe aqueles suflês que crescem retos e bem redondos no topo? É assim que eles nascem…

sufle_chefaporter_semmedida11

Asse a 170C por 20 minutos, até que os suflês cresçam de 3 a 5 cm. Como forno é algo que varia muito, a melhor coisa é tomar 15 minutos como tempo base e depois acompanhar de perto. E o mais importante: Nunca, jamais, nem pense em ABRIR O FORNO enquanto os suflês estão assando. é 99.9% certeza de que eles irão murchar de uma forma moribunda e aflitiva.

sufle_chefaporter

O ponto ideal é quando o suflê está bem alto, é firme ao toque e tem muitas e muitas bolhas, o que indica que está cheio de ar. A colher tem que entrar na massa só com o peso, e lá dentro. Sirva imediatamente.




One Comment

  1. Adriana disse:

    Que tentação ! Deve ser muito bom !!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *