Entradas e Petiscos

Receita: Tiradito

Por Larissa Januário em: em: 12 de novembro de 2015
Tags:, , ,

 

 

tiradito_peruano_larissa_januario_semmedida13

Pensa num ceviche, só que cortado bem fininho todo trabalhado no aji amarillo. Ou num sashimi virado no Jiraya.   Então, esse é o Tiradito. Essa é a mistura do Peru com o Japão. Não rima, mas também requer charme pra dançar bonito.  Tá, o trocadilho foi horripilante, mas a receita, aaaaaaaaaaaaah. Essa é maravilhosa.

Resultado da influência dos imigrantes japoneses na América Andina, esse prato é do tipo que você faz com o pé nas costas e finge que é difícil.

As boas línguas antagonizam sobre os ingredientes do Tiradito. Há quem coloque cebola e quem a renegue (alô @caolivo!), quem ponha fé na marinada mais prolongada e até quem sirva imediatamente, bem cru, sobre o molho amarelo vivo caliente.

Para dançar junto é consensual convidar a batata doce. Opcional na balada, o milho cozido. Obrigatória só a fome de peixe. Eu, como tinha recém chegado do Peru (na ocasião das fotos) e trazido na mala choclos e essa batata doce laranja choc.  Os peruanos e os milios brasileiros podem inclusive substituir o peixe por vieira e até dar uma seladinha (vulgo dourada) nos nadantes.

Mas vamos lá pra receita.

tiradito_peruano_larissa_januario_semmedida3

Corte o peixe bem fino em tiras. Escolha um peixe com fibras mais molinhas. Se tiver dúvidas, pergunte ao peixeiro. Aliás, tenha um peixeiro amigo, isso faz diferença.

tiradito_peruano_larissa_januario_semmedida8

Eu marinei no limão com uns cubos de gelo.

tiradito_peruano_larissa_januario_semmedida10

Em uma bacia eu misturei aji amarillo, folhas de coentro, cebola em tiras (à julienne)  e uma  pasta de aji amarillo que eu tinha em casa da mala tensa que trouxe de lá.

 

tiradito_peruano_larissa_januario_semmedida14

Acerte o sal e seja uma pessoa civilizada que serve o Tiradito alinhando como dele ver. Ou faça a latina louca como eu e misture tudo, molho e peixe, e  sirva assim, descompensadamente. As batatas devem devem ser assadas nesse caso. Mas isso, eu conto logo mais, noutro post.




2 Comments

  1. Juliane disse:

    Hum, rápido e com cara de festa. Onde se consegue aji amarillo fresco neste país?

  2. Larissa Januário disse:

    Olá Juliane,
    dependendo da sua cidade, a pimenta eu acho q vc pode conseguir em mercados municipais.
    Mas acho mais fácil conseguir em conserva.
    ;-)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *