Lanches e Sanduíches

Receita: Tutano Burguer

Por Larissa Januário em: em: 19 de novembro de 2015
Tags:, ,

 

 

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida12

Tá, tá, eu sei que não tá fácil, mas eu sou do grupo do copo meio cheio e acredito que já esteve bem pior.  Nós enquanto humanos temos a incrível capacidade de fazer m* e ao mesmo tempo fazer coisas brilhantes. E a boa notícia que tenho pra você é que tem muito mais gente tentando acertar que gente insistindo no erro.

E não, não sou Pollyanna eu só sei contar. Conte o número de gente bacana com as quais você convive? Eles são maioria né? Viu que beleza? Mas o ponto é que essa galera anda meio desanimada e precisando de reforços.

Por isso, hoje a receita de hoje é parruda e cheia de sabor. Bora investir no viço que vocês estão precisando de tutano!

Para quem não sabe o que é tutano, vem aqui no glossário dar uma lida rápida.  Para mais detalhes, uma boa dica é esse post da mestra Neide Rigo. Quem já sabe pula direto para a receita.

Como estamos na semana do Burguer Fest aqui em SP, juntei tutano e hambúrguer para dar força e alegria pra esses cérebros descompensados.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida5tutano_burguer_larissa_januario_semmedida6

Escolha um corte bovino magro, eu usei peixinho. Mas vale patinho ou coxão duro limpo. A ideia é equilibrar a gordura do tutano e dar sabor à carne. A proporção é de 20% do peso de carne. Ou seja,  para um quilo de carne, acrescente 200g de tutano. Os mais ousados podem chegar até a 25%.  Se quiser que fique mais leve, reduza para 15%. Misture os dois, mas tente não manipular tanto para não derreter o tutano e deixá-lo todo na sua mão.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida7

Faça discos  de umas 100g, 150g. Eu fiz menor porque quis que ficasse um mini burguer. E levei à frigideira antiaderente. Sem óleo, só bem quente.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida9

Para carne mal passadas, 4min de cada lado em fogo alto bastam. Para mais ao ponto, deixe de 5min a 7min. Se oo fogo não tiver alto e frigideira bem quente, ele vai cozinhar e não terá essa crosta linda de Maillard.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida8

Coloque sal (só tempero no final porque prefiro) e deixe descansar um pouco (4min) para que os líquidos internos da carne agitados pelo calor se acalmem. Isso é essencial para não encharcar o pão.

vinagrete_pimentao_larisssa_januario_semmedida

Para acompanhar eu fiz um vinagrete de cebola roxa, cebolinha, rocoto, uma pimenta peruana levemente adocicada, e limão.  E outro só de cebola roxa com salsa e limão, favoritos do Gus. A acidez dos vinagretes equilibra a gordura do tutano e faz a coisa toda ficar maravilhosa na boca.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida13 Aqui com a salsa verde sobre uma rodela de pão de miga tostado.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida

Aqui mais completão com o molho de rocoto, mostarda e chips de  batata doce que eu conto em outro post como fazer.

tutano_burguer_larissa_januario_semmedida10




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *