salada_ratatouille

Foto de Verena Ferreira Barneschi

Já declarei aqui meu amor por este prato provençal que leva nada mais que abobrinha, tomate, berinjela e pimentão. Nesta versão eu fiz os legumes grelhados ao invés de assados. A ideia é servi-lo como uma salada, em temperatura ambiente. O azeite aromatizado da um toque especial no sabor e na decoração do prato.

Ingredientes

1 abobrinha média cortada em fatias
1 berinjela media cortada em fatias
2 tomates italianos sem semente e sem pele
½ pimentão vermelho picado em cubos médios
½ dente de alho picado

Para o azeite aromático

300 ml de azeite
1 xícara de manjericão branqueado*

Modo de fazer

Grelhe as fatias de abobrinha e berinjela com um pouco de azeite. Reserve.
Em uma panela, doure o alho em azeite e adicione os tomates. Refogue um pouco até quase desmancharem. Acrescente o pimentão e cozinhe por mais três minutos ou até que esteja macio.
Misture tudo, distribua em um prato de servir e despeje um pouco do azeite aromático por cima.

Preparo do azeite aromatizado com manjericão

Esprema bem o manjericão branqueado para tirar o máximo de água que puder e aqueça em uma panela junto com o azeite. Aqueça até no máximo 80 graus.  Bata tudo no liquificador. Coe em um chinois ou uma peneira bem fina e guarde em um vidro fechado até o momento de servir.

* O Branqueamento consiste em mergulhar o alimento em água fervente por alguns segundos e imediatamente colocá-lo em água gelada para cortar o cozimento. Desta forma as cores ficarão mais vivas e as propriedades nutricionais serão mantidas.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Saladas, Sem carne