Que salada faz bem para o corpo todo mundo sabe. Para mim, que levo bem a sério esse papo de ser onívora, fico aflita com uma refeição monocromática. Prato bom é prato colorido. Com variações de cores, texturas e aromas. E desse ponto de vista, as saladas são essenciais.

O difícil é convencer os glutões de que as combinações de vegetais podem ser também saborosas. Temperar, eis a solução. Os temperos estimulam o gosto e ressaltam sabores. É deles a responsabilidade de abrir o paladar. Tempere a sua salada. Misture o ácido, o cítrico, o doce, o amargo, o picante…as folhas agradecerão com crocância, frescor, umidade e vivacidade.

Traga também temperatura (o calor estimula os sentidos). Como nessa salada de verdes com cogumelos, ervilha torta e molho de coalhada seca. As ervilhas e os cogumelos são salteados no alho e na pimenta do reino e colocados ainda quentes sobre as folhas verdes frescas. Tudo arrematado pela acidez cremosa do molho de coalhada seca bem temperado.

 

 

 

RECEITA

 

Salada de verdes com cogumelos, ervilha torta e molho de coalhada seca

Ingredientes
1 punhado de agrião
1 punhado de rúcula
1 punhado de ervilhas tortas
1 punhado de cogumelos paris frescos (de preferência não lavados)
Alho a gosto
Salsinha a gosto
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
4 colheres de coalhada seca
2 colheres de leite
Azeite de oliva a gosto

Veja aqui a dica para fazer coalhada seca falsa.


Preparo

Pique o alho em cubos bem pequeno (brunoise) e divida em duas partes. Coloque um fio de azeite em uma frigideira, coloque metade do alho e na sequência as ervilhas, salteie até que o azeite as envolva. Reserve.

Na sequência, limpe os cogumelos com papel toalha e corte ao meio ou em quartos. Repita a mesma operação das ervilhas com o restante do alho até que fiquem dourados. Junte todos na mesma panela, acrescente a salsinha picadinha e tempere com sal e pimenta. Reserve. Na mesma panela coloque a coalhada, o leite e tempere a gosto.

Para a montagem disponha as folhas verdes em um prato, acrescente as ervilhas e os cogumelos e finalize com o molho. Sirva imediatamente.

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Saladas, Sem carne