Pratos Principais

Receita de Salmão com creme de aspargos

Por Larissa Januário em: em: 7 de Fevereiro de 2012
Tags:, , ,

Conforme o prometido no post anterior, segue a segunda receita com aspargos da série, ideal para o jantar de hoje porque é um prato que pode inclusive ser servido frio:

Salmão com creme de aspargos

Ingredientes (para duas pessoas)

1 pacote de aspargos verdes frescos
50 ml de creme de leite fresco
azeite de oliva
3 dentes de alho
sal a gosto
pimenta do reino a gosto
2 postas grandes de salmão
1 xícara de café de shoyu
1 xícara de café de arroz
1 xícara de café de mirin (saquê culinário)
1 colher de sopa de mel
1 colher de café de gengibre ralado
1 colher de café de manteiga gelada

Preparo

Faça uma marinada com shoyu, vinagre de arroz, mirin (saquê culinário), mel e gengibre. Coloque as postas de salmão e deixe na geladeira. Corte os aspargos grosseiramente, preservando as pontas separadamente. Numa panela de boca larga e com uns 15cm de altura aqueça o azeite e doure o alho, acrescente os pedaços de aspargo, menos as pontas. Coloque um copo americano de água e deixe cozinhar por uns 5 a 10 minutos até ficar macio. Leve o refogado ao liquidificador e bata com o creme de leite até ficar cremoso, reserve. Na mesma panela salteie as pontas e reserve. Volte o creme para a panela, caso esteja ralo, deixe reduzir em fogo baixo. Acerte o sal e a pimenta e reserve.

Grelhe as postas de salmão por no máximo 10 min, reserve o caldo da marinada . A ideia é que fique mal passado. Caso goste bem passado deixe por 15 min, mas cuidado para não cozinhar demais e ficar seco. Pegue o caldo da marinada, coloque em uma panela e leve ao fogo brando para reduzir. Quando estiver com textura de calda, retire do fogo e acrescente a manteiga gelada. Em um prato sirva o creme de aspargos com a posta de salmão e sobre ela o molhinho. Decore com as pontinhas do aspargo.

 

 

 




3 Comments

  1. Junior disse:

    Olha só, meu molho de salmão \o/

  2. Larissa Januário disse:

    desde sempre!!! Amo!

  3. […] Ah, e se você não é chegado em tomate, aqui tem mais receitas de sopas quentinhas e cremosas pra variar o cardápio: sopa de Abóbora Assada com Coco e Gengibre, Caldinho de Feijão (em 4 versões), Caldinho (escaldado goiano) de Frango, Sopa de Mandioquinha com Linguiça de Frango e Creme de Aspargos. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *