Pratos Principais

Receita: Arroz, Feijão e Carne Moída

Por Larissa Januário em: em: 9 de setembro de 2011
Tags:, , ,

Arroz  Branco
Ingredientes

Agua
Arroz
Sal
Alho (opcional)
Cebola (opcional)
Óleo

Preparo
Fazer arroz é quase religião, cada um com a sua, como diria minha amiga Cozinha da Matilde. Se você tem seu jeito, ignore o meu. Eu coloco a água pra ferver em uma chaleira na proporção de 2 para 1 ( duas medidas de água para uma de arroz), normalmente calculando uma xícara de café para cada pessoa . Na verdade eu nunca meço, mas essa receita funciona. Frito o arroz no óleo suficiente para untar os grãos (um fio basta, nada de exagero). Quando o arroz começa a ficar transparente, acrescento a água quente e deixo cozinhar em fogo médio até formar os vulcõezinhos. Quando quase toda a água secar, e o arroz ainda estiver meio al dente, desligue o foco e tampe o arroz. Pronto, ele chegará ao ponto sem empapar. Eu só coloco sal no arroz, mas isso é coisa da minha família. Como em Goiás se faz MUITO calor, quanto mais temperado, menos dura.

Feijão refogado da minha mãe
Ingredientes
Feijão carioquinha (ou preto, depende do seu gosto)
Alho
Pimentinha de bode (opcional)
Pimentinha do reino (opcional)
Óleo
Sal
Folhas de louro

Preparo

Cozinhe o feijão na pressão por 30 minutos com água suficiente para cobrir os grãos em dois ou três dedos. Os grãos devem estar cozidos, mas firmes para aguentar a segunda parte sem desmanchar. Em outra panela coloque uma colher de sopa de óleo, refogue o alho amassado com a pimenta e as folhas de louro. Acrescente os grãos de feijão e  depois um pouco do caldo do cozimento. Deixe ferver para reduzir e encorpar o caldo. Finalize com pitadas de pimenta do reino.

Carne moída rica de doer
Ingredientes

500g de carne moída de patinho (mais magrinha)
alho
cebola
pimentão vermelho
pimenta de bode (opcional)
pimenta do reino
cominho
abobrinha
sal

Preparo
Pique os temperos e legumes em cubinhos pequenos.  Comece fritando a cebola até que ela doure, depois some o pimentão e frite até que amoleça bem. Acrescente o alho amassado com a pimenta e o sal. Depois coloque a carne. Deixe que ela cozinhe até que toda água desapareça e frite um pouquinho. Por ultimo, coloque a abobrinha em cubinhos pequenos e deixe no fogo só por uns 5 minutos.  Acerte os temperos.

Ps.: até hoje eu tenho vontade de cantar parabéns quando como esse prato.

Uma pitada de reportagem: Um pouco mais sobre o arroz, feijão e a carne moída

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>