bolinho_mineiro

*por Marina Kawata

Semana passada estive em São João Del Rei e Tiradentes e voltei apaixonada por essa região de Minas Gerais. Clima bucólico, ruas de paralelepípedos e muita natureza, além de uma infinidade de igrejas. Trouxe na mala diversas histórias, algumas receitas e comida boa!

Claro que eu não poderia deixar de falar da gastronomia desse lugar. Ganhei uma muda de ora pro nobis, que é uma PANC (planta alimentícia não convencional) considerada mato em São Paulo, e que é muito usada como cerca viva. Nesta região de Minas a ora pro nobis é bem popular e está presente em diversos pratos, como o frango caipira com ora pro nobis. Refogada com cebola e alho fica uma delícia.

No Mercado Municipal de São João ouvi falar de um bolinho de feijão fradinho que me deixou aguada pra comer. Assim que voltei de viagem já coloquei o feijão de molho pra preparar os tais bolinhos. Mesmo não sendo muito fã de fritura, gostei bastante do resultado. Tentei fazer assado também, mas não ficou bom. Este bolinho é bem saudável, pois a massa leva apenas feijão fradinho e temperos.

Minha ideia era fazer uma espécie de acarajé, recheando com ora pro nobis e queijo meia cura, mas os bolinhos precisam ser fritos em tamanho pequeno para que não fiquem crus no meio. Então não pude colocar tanto recheio quanto esperava. A combinação de ora pro nobis e bolinho de feijão ficou muito boa!

Ingredientes

250g de feijão fradinho cru
1/2 pimenta dedo de moça sem as sementes
Sal a gosto
Óleo para fritar
Azeite
1 cebola em cubos mínimos
1 dente de alho picadinho
1 maço de ora pro nobis

Modo de Fazer

Lave o feijão e deixe de molho de um dia para o outro. Esfregue bem o feijão para soltar a casca e descarte-as.

bolinho_feijao_massa

Escorra toda a água e triture o feijão cru em um processador ou no liquidificador. Não precisa deixar muito picado, alguns pedaços maiores ficam bem gostosos. Pique a pimenta dedo de moça e junte à massa de feijão. Adicione sal e misture bem.

bolinho_feijao_fritura

Aqueça o óleo em uma panela e monte os bolinhos com o auxílio de duas colheres, passando de uma para outra até dar o formato de quenelle. Frite em fogo médio para que os bolinhos não queimem por fora e fiquem crus por dentro.

Aqueça o azeite coloque a cebola picadinha, deixe fritar por um minuto e adicione o alho. Não deixe dourar. Adicione a ora pro nobis e refogue até que as folhas estejam macias.

Corte os bolinhos ao meio e recheie com o refogado.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem medida