Eu sempre quis fazer um prato vegetariano com cara de Natal, algo que ficasse na mesa, no lugar dos assados típicos da festa, mas sem essa pegada de adaptação. Esse ano eu cheguei na receita. Uma bela abóbora recheada com creme de queijo de cabra e amêndoas e frutas numa manteiga riquíssima aromatizada com alecrim.

Além de linda e portentosa, é nutritiva, facílima e tem esse sabor natalino que buscamos nas festas de fim de ano.

Bora aprender.

Eu tinha metade de uma abóbora e mais 1/4. Mas você pode pegar uma abóbora inteira e tirar a tampa, como se faz com a moranga para o camarão.

Temperei com sal, pimenta moída na hora e alecrim. Coloquei numa assadeira com 2 dedos de vinho branco seco no fundo e mais talos de alecrim. Tapei tudo com alumínio e levei ao forno 180 graus por uns 20 minutos (ou até começar a ficar macia).

Enquanto a abóbora assava eu fiz o recheio. Em u a panelinha coloque 1 barra de 250g de manteiga (com sal). Se for a abóbora inteira pode colocar 1 barra e 1/2.    Juntei amêndoas, damascos picados, cramberry passas, uva passas brancas e mais alecrim.  Deixa no fogo (sem baixo) até a manteiga ficar translúcida e o cheiro das frutas e erva passar para ela.  Mexendo sempre para o açúcar das frutas secas não grudar no fundo da panela.  Veganos podem usar óleo de amêndoas ou macadâmia no lugar da manteiga.

Retire as abóboras pré-cozidas do forno e tempere com o creme de queijo de cabra. Esse creme nada mais é que o queijo de cabra sólido batido com um pouco de leite (mais ou menos a metade da quantidade de queijo). Eu usei umas 200g de queijo de cabra. Veganos podem substituir por creme de tofu. Recheie a abóbora com o creme.

Cubra a abóbora com a manteiga de frutas e nuts. E volte ao forno para dar aquela gratinada. Quando o queijo começar a derreter já está incrível.

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem medida