rosbife_semmedida_larissa_januario5

Ai que complexo! Você pensa ao ler o nome da receita. Pois eu vos digo que não é. Chega a ser meio tosca até. O importante aqui é escolher um bom corte, um fornecedor de qualidade e desapegar da sujeira que vai fazer no fogão  e do cheirão de bife pela casa. Aliás, né? Cozinhar exige certo desapego. Comida boa, mas boa mesmo, requer certa “gordurância” no sagrado lar da família brasileira.  Então bora que essa é das boas.

Aqui usei a raquete, um corte meio desconhecido aqui no sudeste e por isso, pode ser encontrado por um bom preço. Na verdade, trata-se de um subcorte da raquete que lá fora é chamado de flat iron. Saiba mais detalhes da raquete e seu subcorte aqui no glossário.

O importante é que se você procurar por raquete, que provavelmente vai encontrar. Se não, tente: raqueta, sete, ganhadora, língua e segundo coió. Lá fora pode ser marucha (espanhol), paleron (francês) e blade clod (inglês). E peça ao açougueiro para tirar o “nervo” (tecido conjuntivo) do meio da peça. Pronto. A receita ta quase pronta.

Mas Larissa, na minha cidade, bairro, rua, não tem raquete. Vale fraldinha, maminha ou filé mignon. Mas estas opções são mais caras dependendo de onde você mora. Vamos ao preparo.

rosbife_semmedida_larissa_januario7

Antes de começar a carne, corte as batas em cubos grandes e cozinhe por 4 minutos no máximo. Depois ligue o forno alto. Leve as batatas a uma assadeira, regue com azeite para que fiquem bem untadas. Tempere com sal, pimenta preta e a erva de sua preferência (alecrim, orégano e salvia funcionam).  Deixe assar em fogo alto enquanto prepara a carne.

rosbife_semmedida_larissa_januario

Sele a carne em um frigideira de fundo grosso antiaderente e bem quente. A frigideira deve estar bem untada de óleo para dar aquele fritada na superfície da carne. A técnica é a mesma da nossa boa e velha fraldinha de frigideira aqui.

rosbife_semmedida_larissa_januario2

Vire a pela e faça o mesmo do outro lado. Retire do fogo e deixe a carne descansar. Retire as batatas do forno e sirva acompanhando de uma boa maionese ou um delicioso molho bernaise.

rosbife_semmedida_larissa_januario3

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem medida