No post anterior eu dei dicas para escolher e preparo do bacalhau, um ingrediente que exige planejamento. Se você seguiu meu conselho e já colocou de molho o bichão. Amanhã é o dia fácil e gostoso de encarar as panelas. A grande vantagem é que o bacalhau, apesar da coisa toda da demolha, é peixe. E peixes são de rápido cozimento. Selecionei as minhas receitas preferidas:

Receita Bacalhau Confitado

Não se assuste com o nome hype. Confit não passa de uma técnica milenar, pra não dizer rudimentar, conservar alimentos. Para isso, basta cozinhá-los por imersão em gordura. Não, não é fritar. Como o fogo é super baixo e o cozimento é lento a gordura não penetra no alimento. Ela apenas sela (veda) e ele cozinha sem perder seus líquidos (saiba mais, na reportagem lá em baixo). Aqui, o passo a passo:

Ingredientes 
2 postas altas de bacalhau demolhado
Tomatinhos a gosto
Dentes de alho (eu usei uns 4)
1 folha de louro
umas 4 pimentas-do-reino inteiras
Mini cebolas (usei umas 5)
1 pimenta de cheiro (a regra é simples, quanto maior a pimenta, menos ardida ela é)
Azeitona portuguesa (preta)
Muito azeite, o suficiente para cobrir o bacalhau (não precisa ser extra virgem, mas tem de ser um bom azeite porque o gosto vai impregnar a carne)

 

Preparo

Em uma caçarola mais alta que as postas, acomode o peixe, os tomates, as cebolas, os dentes de alho, as azeitonas, as pimentas em grãos, a pimenta de cheiro, o louro.

Em uma caçarola mais alta que as postas, acomode o peixe, os tomates, as cebolas, os dentes de alho, as azeitonas, as pimentas em grãos, a pimenta de cheiro, o louro. Leve ao forno baixo (não pode borbulhar) por 30 minutos e boa. Está pronto. Basta tirar do óleo, deixar escorrer e servir. Fica ótimo com purês e musselines (vale batata, abóbora, mandioquinha).

Como é um conserva, basta transferir para um recipiente esterilizado, cobrir com o azeite do cozimento e manter em geladeira. Mas nesse caso, faça o confit sem os tomates, porque esses soltam água.

 

 

 

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sem medida