wine-cheese

* por Jéssica Marinzeck

O inverno está ai e não dá para negar, pelo menos em muitas regiões desse Brasil. Esteja você no Norte ou no Sul do país, uma coisa é unanimidade entre os brasileiros: o amor ao queijo e ao vinho, juntos!

O que acontece é que muita gente não sabe por onde começar na hora de combinar essa dupla. A melhor dica de todas é relaxar e se jogar nesse mundo que talvez seja desconhecido para você e descobrir, provando, o que combina com o quê.

Mas é claro, sempre existem aquelas dicas que irão facilitar as suas escolhas. É dito que a grande maioria dos queijos combinam melhor com os vinhos brancos, e isso é verdade, muito por conta da textura e semelhança de sabores que existem entre ambos.

Em um mundo ideal, cada queijo teria um vinho especial para servir de par perfeito. Mas nem sempre podemos nos dar esse luxo então hoje você vai ficar com uma listinha de combinações para te ajudar nessa árdua tarefa. Pessoalmente acho mais fácil iniciar pelo queijo e eu vou dividi-los basicamente em 4 tipos:

– Queijos frescos e queijos de pasta mole

Geralmente são servidos como aperitivos ou entradas, por isso pense em vinhos que também tenham essas características. Evite tintos pesados.

Queijos: Mozzarella, Burrata, Chèvre, Feta, Halloumi, Brie, Camembert.

Vinhos: Riesling, Gewürztraminer, Moscato, Champagne, Cava, Chablis, Chenin Blanc, Pinot Gris, Pinot Grigio, Albariño, Sauvignon Blanc, Rosé e Beaujolais.

– Queijos de pasta semi dura e semi curados

Queijos com uma textura mais firme e sabores mais acentuados.

Queijos: Edam, Emmental, Gruyère, Cheddar, Manchego.

Vinhos: Chardonnay, Borgonha branco e tinto, Pinot Blanc, Viognier, Rhône branco, Riesling , Gewürztraminer, Champagne, Pinot Noir, Beaujolais, Dolcetto, Barbera, Zinfandel, Merlot, Porto Tawny e Jerez Amontillado.

– Queijos azuis

Do tipo ame-o ou o odeie, esses queijos pedem vinhos que sejam tão atraentes quanto eles. Os tintos doces funcionam muito bem.

Queijos: Stilton, Gorgonzola, Roquefort.

Vinhos: Sauvignon Blanc, Porto, Banyuls, Jerez, Sauternes, Recioto e Tokaji

– Queijos de pasta dura

Queijos mais encorpados e que podem ir muito bem com tintos mais tânicos por conta do teor de sal do queijo.

Queijos: Cheddar maduro,  Gouda, Pecorino, Manchego, Parmesão.

Vinhos: Rhône branco, Riesling doce, Viognier, Champagne Vintage, Borgonha tinto, Bordeaux tinto, Cabernet Sauvignon, Barolo, Barbaresco, Nebbiolo, Zinfandel, Porto, Madeira e Sauternes.

Agora é com você, junte quem você gosta, cada um leva um tipo de vinho e de queijo. Não esqueça de colocar os nomes nos queijos para que vocês se lembrem o que combinou melhor com o quê e boa festa!

Tchau!

* Jéssica Marinzeck  “Sommelière Certificada pela Court of Master Sommeliers, na Europa e nível 3 na WSET de Londres. Comecei minha experiência com vinhos na Europa e hoje sou Coordenadora de Compras do site Evino. Sou criadora do ‘O Canal do Vinho’ no YouTube e lanço esse ano meu primeiro e-book o ‘Básico do Vinho’.”

Facebook Comments

Nas Categorias: Bebidas, Blog, Colunistas, Sem medida, Vinho