Esfriou. Não chegou o inverno, mas já estou desenterrando casaquinho, meia e cachecol. Pra mim 19 graus à sombra é frio.  E eu odeio frio. Sofro. Muito. Cada músculo do meu corpo dói. E a única forma de recuperar o bom humor é comendo. Mas não vale salada, pratos frios e leves. Tem que ser quente, cremoso, no melhor estilo abraço por dentro.

Um jeito de ter essa alegria sem morrer de comer feijuca é com as sopinhas cremosas. Não pesam tanto quanto uma lasanha, mas abraçam e confortam com muito sabor.  Por isso, vou compartilhar aqui os meus recursos para sobreviver ao inverno, o meu inferno particular.

Comecemos com uma de mandioquinha (batata barôa ou mandioca salsa) com linguiça caipira assada. Vale tirar a linguiça para os vegetarianos. Continua bem gostosa.

Sopa de mandioquinha com linguiça assada
Para 4 porções

Ingredientes
300g de mandioquinha fresca
150g de linguiça de frango
Salsinha a gosto
Alho
Pimenta de cheiro a gosto
Sal a gosto
Queijo meia cura ralado a gosto


Preparo
Asse a linguiça em forno médio. Fique de olho. Quando começar a dourar, coloque um copo de água na forma. Assim ela cozinha por dentro e doura, sem precisar de óleo.

Enquanto isso, descasque e corte a mandioquinha em pedaços médios. Coloque em um panela, com os temperos, cubra com água e deixe cozinhar até desmanchar. Vale bater para virar um creme uniforme, eu prefiro deixar mais pedaçuda.

Corte a linguiça em rodelas e acrescente à mandioquinha. Misture bem, finalize com cheiro verde fresco e queijo ralado meia cura na hora de servir. Pode usar parmesão também que fica bom.

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sopas