RECEITA

 

Sopa Bloody Mary com cenouras glaceadas na vodca (para duas porções)

Ingredientes
4 tomates maduros
2 copos americanos de suco de tomate
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1/2 talo pequeno de salsão
Suco de 1 limão
Molho de pimenta a gosto
Pimenta-do-reino (moída na hora é sempre melhor)
Sal a gosto
½ copo de vodca
1 cenoura grande

 

 

Preparo
Comece pelando os tomates. Faça um corte raso na base de cada um deles em formato de cruz e mergulhe-os em água fervendo por alguns segundos. A pele deve sair com facilidade. Parta-os ao meio, retire as sementes e depois corte em cubinhos.

Em uma panela tipo caçarola coloque o salsão picadinho e salteie (refogue) em um fio de azeite. Acrescente o tomate e depois o suco. Se preferir uma sopa mais lisinha, passe no mixer ou liquidificador.  Vale colocar uma pitada de açúcar para equilibrar. Deixe ferver por 5 minutos até reduzir e ganhar consistência.

Pegue a cenoura, lave-a e descasque. Depois corte em fatias (fitas) bem finas. O ideal é usar um cortador de legumes ou uma mandolina. Aqueça um frigideira, coloque um fio de azeite e salteie as cenouras. Tempere-as com sal, pimenta, umas gotas de limão. Acrescente metade da vodca e deixe secar. Reserve.

Volte à sopa. Acrescente o molho inglês, a pimenta-do-reino, o molho de pimenta e o balsâmico. Acerte o sal e coloque o restante da vodca. Finalize com as fitas de cenoura. Sirva quente, ou fria, conforme o ímpeto e a temperatura do dia. Acho que fica bom dos dois jeitos.

Uma pitada de reportagem: um drinque chamado Bloody Mery

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas, Sopas