Colunistas

Stir Fry Vegetariano (Legumes Crocantes)

Por Marina Kawata em: em: 21 de julho de 2014
Tags:, , , , , ,

 

 

Por Marina Kawata

Stir Fry é o nome de uma técnica culinária oriental que consiste em fritar rapidamente os alimentos em pouco óleo utilizando uma wok (panela que parece uma frigideira funda, saiba mais aqui). Um prato muito conhecido que utiliza este preparo é o yakissoba.

Além de delicioso, o Stir Fry é prático, saudável e só suja uma panela! Apenas mantenha a atenção para que os legumes não passem do ponto. O seu cozimento deve ser rápido e em fogo alto para manter a textura crocante dos alimentos.

Ingredientes:

– 1 maço de brócolis (apenas os floretes)

– 200g de ervilha torta cortada em 3 partes

– 2 cenouras médias em rodelas finas

– 200g de cogumelos shiitake (1 bandejinha)

– óleo para fritar

Para o molho:

– 1 colher de chá de gengibre ralado

– 100ml de shoyu

– 50ml de sake seco

– 1 ½ colher de chá de amido de milho

– 40ml de água

– 2 colheres de sopa de óleo de gergelim

Modo de fazer:

Corte os brócolis em floretes bem pequenos. Esquente a wok com um pouco de óleo, adicione os brócolis, um pouco de sal e frite até que fique al dente, mexendo sempre. Se começar a grudar na panela coloque um pouco de água e continue mexendo. Reserve. Faça o mesmo com a cenoura, o shiitake e a ervilha torta. Não esqueça de tirar a ponta da vagem da ervilha e também o fiapo. Retire tudo da wok e reserve.

Misture os ingredientes do molho e aqueça na wok até ele engrossar. Junte os legumes, misture e sirva bem quente, acompanhado de arroz branco ou macarrão oriental, como lamen, udon ou soba* (leia sobá).

*soba é um macarrão japonês feito de trigo sarraceno, muito nutritivo e perfeito para dietas celíacas por não conter gluten.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *