tofu_frito

*por Marina Kawata

Mais uma receita para a sessão comidas da minha infância. Já falei aqui sobre os encontros com a minha família japonesa nos finais de ano e nas missas budistas. Sempre tinha muita variedade de sushis e esse é um dos meus favoritos.

A barquinha é feita de tofu frito, chamado de aburaage (fala-se aburá-aguê, que significa frito em óleo). O preparo é bastante simples, depois é só rechear com o arroz japonês preparado pra sushi. Fácil e delícia!

Na receita original usa-se o molho dashi, que é feito com alga e peixe. Como não trabalhamos com carnes, fiz algumas adaptações para dar sabor ao caldo vegetariano.

Ingredientes

Para o tofu
8 quadrados de tofu frito
2 xícaras de chá de caldo de legumes
1 pedaço de aproximadamente15 cm de alga kombu
2 colheres de sopa de shoyu
2 colheres de sopa de mirim (saque culinário)
3 colheres de sopa de açúcar demerara
(Eu tinha uns cabinhos de shiitake e coloquei junto no molho para dar sabor, pode colocar também cabinho de cheiro verde)

Para o arroz
2 xícaras de chá arroz japonês (480ml)
480ml de água
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de vinagre de arroz
Gergelim preto para decorar

Modo de fazer

Arroz
Lave bem o arroz até que a água fique cristalina. Deixe de molho por 30 minutos. Escorra e coloque na panela com a água em fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada. Em 15 minutos aproximadamente ou quando a água tiver secado, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos.
Misture o restante dos ingredientes até dissolver o açúcar. Coloque o arroz em um recipiente de vidro ou plástico e misture o molho. Abane o arroz para que ele esfrie ao mesmo tempo em que absorve o molho.
Cubra o arroz com um pano úmido até o momento de usar.

Tofu
Corte os quadrados de tofu ao meio. Ferva por 5 minutos em uma frigideira funda. Se tiver alguma tampa menor para colocar sobre o tofu, é bom para que eles não fiquem boiando. Esse processo é feito para tirar o excesso de óleo do tofu.

age

Escorra a água, esprema e seque o tofu com um papel toalha e abra-os do lado que foi cortado. Reserve.

Coloque os demais ingredientes na mesma frigideira e aqueça até dissolver o açúcar. Adicione os pedaços de tofu, cubra da mesma forma para que eles fiquem submersos no líquido e aguarde a água secar, virando-os em alguns momentos para que absorvam o líquido por igual.

Aguarde esfriar e recheie com o arroz. Salpique um pouco de gergelim para decorar e sirva.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne