Esse tagliatelle com salsiccia e squacquerone ou ragu bianco de linguiça e queijo fresco é meu #tbt mais #tbt de todos os #tbt de comida italiana.
Sério, olha a foto?! Morro de saudade e choro lágrimas de brodo por não estar em Bologna garrada nessa delícia.

Sem contar q né? Bologna. Maior cidade da Emilia-Romagna, região mais gastronômica da Itália (lá q está a premiadíssima Osteria Francescana de @massimobottura). Não por a caso a cidade é chamada de LA GRASSA (a gorda). A cada esquina uma impactante vitrine de comida, onde brilham capeletti, mortadelas, presuntos crus e gigantescas rodas de parmigiano reggiano. Inevitável a fantasia de abraçar uma delas e sair rolando mundo a fora.
Porém, não estamos em Bologna e não podemos ir até o @gessetto_ristorante saborear essa delícia. Então vamos nos virar com o q temos e enganar a saudade. MÃS não será fácil:

Pq de saída já temos q lidar com a sofrência de não termos squacquerone. Esse queijo fresco, cremoso, untuoso e levemente ácido q dá corpo ao molho.
Então tente achar um queijo de leite de vaca q se aproxime dessa descrição.
Vai ficar igual? Obvio q não. Mas superemos esse drama.
Então capricha na linguiça. Eu uso a da @linguica.carignato maravigold. Tira a pele e refoga o recheio como se fosse carne moída até dourar. Eu não acho q carece de mais tempero. Só um generoso cálice de vinho branco seco pra deglaçar. Depois entra com o queijo e temos. Não cozinhe muito pra não virar borracha.

O tagliatelle vc compra uma marca boa italiana e cozinha conforme a embalagem e guarda 2 conchas da água do cozimento pra encorpar o molho.
Aproveita e cancela aí o mito da massa homemade. A vida é muito curta pra fazer macarrão em casa. Não é fácil, faz uma puta sujeira e geralmente fica uma bosta se vc não manja. E quase ninguém manja.
E se for pra Bologna passa lá no semmedida.com e pega as dicas tudo. Saudades!

Facebook Comments

Nas Categorias: Molhos, Pratos Principais, Receitas