temaki

*por Marina Kawata

Em japonês “te” é mão e “maki” é enrolado, ou seja, temaki significa enrolado com a mão.

O temaki se popularizou por aqui em 2008 com a onda dos festivais de sushi. São Paulo foi o precursor das temakerias e o sucesso foi tão grande entre os paulistanos que casas e mais casas especializadas no cone de alga continuam sendo inauguradas até hoje pela cidade. Com a moda, além dos tradicionais ingredientes japoneses, como peixes e legumes, começaram a surgir também variações com carne seca, cream cheese com goiabada, doritos e até o temaki doce, onde o cone de alga é substituído por casquinha de sorvete ou tapioca, o que não faz o muito sentido, pois o que caracteriza um temaki é justamente a alga. Também é preciso ter cuidado ao incluir ingredientes diferentes ao temaki, pois sabores fortes podem mascarar o gosto tanto da alga como do arroz.

O temaki é uma comida prática e saudável, pois a alga nori, usada para fazer o cone, é rica em cálcio, proteína e minerais, além de ser pouco calórica.

É possível fazer diversas combinações vegetarianas, com shiitake, shimeji, manga, abacate e legumes. Na minha opinião, nem sempre o shoyu é a melhor opção para acompanhar o temaki vegetariano. Para esta receita, preparei um molho à base de missô, que é uma pasta de soja fermentada.

Ingredientes

Para o arroz
2 xícaras de arroz japonês
2 xícaras de água
2 colheres de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
4 colheres de sopa de vinagre de arroz

Para o temaki
1 cenoura
1 pepino japonês
1 colher de sopa de missô
2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de óleo de gergelim

Modo de fazer

Lave bem o arroz até que a água saia cristalina. Deixe de molho por 30 minutos. Escorra e coloque na panela com a água em fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe com a panela semi-tampada. Em 15 minutos aproximadamente ou quando a água tiver secado, desligue o fogo e tampe a panela por 10 minutos.

Misture o restante dos ingredientes até que o açúcar esteja dissolvido. Coloque o arroz em um recipiente de vidro ou plástico e misture o molho. Vá abanando o arroz para que ele vá esfriando ao mesmo tempo em que mistura o molho.

Cubra o arroz com um pano úmido até o momento de usar.

Preparo do Temaki

Corte a cenoura e o pepino em palitos. Dissolva o missô no vinagre e acrescente o óleo de gergelim.

temaki_preparo

Corte a alga nori ao meio, deixando a parte lisa para baixo. Umedeça a mão para manipular o arroz. Coloque o arroz do lado esquerdo do temaki, deixando um espaço embaixo sem arroz para que consiga enrolar. Do lado direito inferior, coloque um grão de arroz. Coloque um pouco do molho de misso, a cenoura e o pepino. Enrole o temaki dobrando a parte de baixo para cima e depois girando para ficar com a forma de cone. Grude a ponta da alga com o grão de arroz no temaki para que este feche.

Sirva imediatamente, enquanto a alga ainda estiver crocante.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne