Colunistas

Tofu com Legumes ao Molho Curry e Batata Doce

Por Marina Kawata em: em: 9 de março de 2015
Tags:, , , , , , ,

curry_tofu

*por Marina Kawata

O curry é uma mistura de especiarias muito comum na culinária asiática, especialmente na Índia, Tailandia e Japão, ainda que ele se diferencie bastante de um país para outro. Chamado de karê pelos japoneses, eles costumam consumi-lo com legumes acompanhado de arroz (rice karê).

Cheio de sabor, o curry é um curinga na culinária vegetariana, dando graça até aos ingredientes mais insossos, como é o caso do tofu.

Para esta receita usei o Golden Curry medium hot, que é um tablete japonês pronto, vendido em qualquer loja de produtos orientais.

curry

Ao escolher o curry japonês, pode-se optar por mais ou menos picância. O mild vem na caixinha vermelha e é pouco picante, o medium vem na caixa verde e é meio picante ou o hot, que vem na caixa preta e é muito picante.

Ainda que não seja o caso deste preparo, é interessante mencionar que também é possível preparar seu próprio curry. Normalmente ele leva pimenta do reino, pimenta calabresa, cominho, açafrão, cardamomo, semente de coentro, gengibre e, às vezes, algumas outras especiarias, como mostarda, feno grego, cebola, alho etc.

Ingredientes
2 cebolas médias em tiras (julienne)
1 caixa de Golden Curry medium hot (100g)
500g de tofu firme em cubos grandes
2 cenouras em rodelas
1 pimentão verde em cubos
Óleo
2 batatas doces descascadas

Modo de preparo
Descasque as batatas doces e corte em fatias grossas. Cozinhe em água com sal.
Em outra panela, aqueça o óleo e frite a cebola. Acrescente a cenoura e o pimentão e refogue por alguns minutos. Acrescente o tablete de curry picado, algumas conchas da água do cozimento da batata doce e misture até que o curry esteja dissolvido. Acrescente o tofu, misture tudo com cuidado e desligue o fogo.
Escorra a batata doce e sirva acompanhada com o curry.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *