tofu

Copa do mundo chegando e um monte de gente marcando churrasco com a galera para assistir o jogo. Churrasco é normalmente a primeira opção para festas mais informais. Mas e o vegetariano, como fica nesses eventos? Além do cheiro de carne rolando no ar, muitas vezes não temos o que comer. Tem gente que é radical e prefere perder a festa ou já come antes, mas acho um desperdício, pois existem opções vegetarianas bem interessantes e fáceis de preparar, pra todo mundo curtir a festa junto e comer bem!

Salada, pão com vinagrete, maionese de batatas é o que costuma nos salvar, mas sou a favor de ter mais interação com a churrasqueira, afinal todo aquele carvão queimando pode ser aproveitado para assar muitas coisas diferentes.

Queijo coalho ou muçarela e pão de alho são bem típicos, mas sempre escassos e quem come carne também costuma adorar. Só tem que prestar atenção no preparo. Depois de muito comer queijo coalho com gosto de carne, criei coragem para sempre pedir para não colocarem carne em um pedaço da grelha. Afinal, já que não comemos a maioria das coisas, não custa nada deixar um espaço para os vegetarianos.

Muito legal para churrascos é um mix de vegetais que aprendi com um amigo. Ele me apresentou como “bomba de legumes”, e disse que sempre fazem nos churrascos do time de rugby dele (depois dessa explicação, achei que o nome do prato fazia bastante sentido). A bomba de legumes rende, é fácil de preparar, não pega gosto de carne, mesmo se não tiver espaço reservado na grelha, é barata, saudável e o mais importante: gostosa! O único inconveniente é que ela demora bastante pra ficar pronta, então precisa ser a primeira coisa a ir pra churrasqueira.

espetinho de tofu com abobrinha também é gostoso e nutritivo. É interessante prepará-lo junto com a bomba de legumes porque fica pronto mais rápido e ninguém fica esperando com fome. Também pode ser feito com cogumelo shiitake fresco ou seco.

Para preparar uma Bomba de Legumes você vai precisar de:
– 1 folha de celofane (pode ser aqueles sacos prontos para assar)
Aproximadamente 1,5kg de legumes de sua preferência em pedaços grandes
Sugestões:
– abobrinha italiana
– berinjela com casca
– cebola pequena descascada
– batata bolinha com casca (faça furinhos nela para pegar melhor o gosto)
– cenoura

Colocar todos os ingredientes em uma vasilha grande e misturar:
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de shoyu
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
Pimenta do reino moída na hora
Colocar tudo no celofane, fechar com uma tira de celofane e levar na grelha por mais ou menos 1h30. O celofane vai estufar, mas não pode furar (senão tem que trocar o celofane).
Quando os legumes estiverem macios e com pouco líquido, coloque a bomba em um prato grande ou uma assadeira e corte o plástico tomando cuidado para não se queimar com o vapor. Este prato também pode ser feito no forno.

Variações:
Para um preparo vegano substitua a manteiga por azeite. Utilize misso no tempero. Substitua o shoyu por quatro colheres sopa de vinho branco.

Para preparar os espetos de tofu você vai precisar de:

– 1 tofu firme
– abobrinha ou cogumelos shiitake.
– 8 colheres de shoyu
– 8 colheres de sopa de saque mirim
– gengibre ralado
– óleo de gergelim
– espetinhos de madeira
– cebolas pequenas descascadas

Modo de fazer:
Coloque o tofu em um prato e coloque outro prato por cima dele para soltar água.
Enquanto isso prepare os cogumelos. Se estiver usando cogumelos secos, hidrate-os com água quente por 30 min. Se estiver usando abobrinha, corte-as em fatias.
Corte o tofu em quadrados e monte os espetos, intercalando com os cogumelos ou abobrinhas e finalizando com uma cebola.
Misture o shoyu, o mirim e o gengibre e despeje sobre os espetos. Deixe marinando por 2h ou mais, virando os espetos de vez em quando.
Pincele um pouco de óleo de gergelim por cima dos espetos (para não grudar) e leve à churrasqueira.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne