yakisoba_preparo

*por Marina Kawata

O yakisoba é o prato chinês mais conhecido no Brasil, mas também é bastante associado à culinária japonesa por ser muito apreciado por lá. O significado de yakisoba é sobá frito. Sobá é um macarrão oriental em forma de spaghetti, feito de trigo sarraceno. Também existe a versão feita com lámen, o miojo, mais comum no Japão.

O prato fica melhor se preparado em uma wok, panela oriental com a boca larga. Tanto o macarrão como os vegetais devem ser fritos para que fiquem crocantes. A crocância faz toda a diferença no yakisoba, e essa também a maior dificuldade no preparo, pois o tempo de cozimento de cada legume varia muito. Há duas opções: fritá-los um por um na panela ou começar colocando os vegetais mais duros e ir adicionando os legumes mais macios depois. A segunda opção é um pouco mais difícil de acertar, pois os vegetais precisam estar al dente ao término do preparo, porém faz menos sujeira.

Ingredientes

– ½ pacote de sobá ou de macarrão para yakisoba
– 200g de shitake
– 5 talos de brócolis ninja picado em tamanho pequeno
– 1 punhado de vagens picadas no tamanho de 3 cm
– 1 cenoura grande em fatias finas
– 3 folhas de acelga picadas em tamanho grande
– ½ litro de caldo de legumes
– 1 dente de alho picado
– 35g de amido de milho
– 80ml de molho de soja
– 2 colheres de sopa de óleo de gergelim
– sal
– ½ collher de cha de açúcar

Modo de Fazer

Cozinhe o macarrão al dente (aproximadamente 6 minutos). Escorra.

Em uma wok aqueça 2 colheres de sopa de óleo e coloque o macarrão. Não mexa, apenas levante um pouco os cantos de vez em quando para ver se já está frito por baixo. Quando estiver crocante, mas antes de dourar, vire o macarrão todo com o auxílio de duas colheres. A esta altura deverá estar um pouco grudado. Reserve.

yakisoba_macarrao

Se preferir fazer os legumes separados, é só fritar os legumes separadamente em um pouco de óleo e depois colocá-los de volta na panela para o preparo do molho

Para o preparo mais prático, com todos os vegetais juntos na wok, comece aquecendo um pouco de óleo e adicione os brócolis e as vagens, mexendo de vez em quando, por cerca de 5 minutos. Adicione o alho, refogue por 1 minuto, coloque a cenoura. Frite por mais 2 minutos e adicione o shitake, a acelga e o caldo de legumes. Assim que a acelga murchar, coloque o amido de milho dissolvido em um pouco de água e o shoyu com o açúcar. Misture um pouco até o molho engrossar com o amigo, adicione um pouco de óleo de gergelim e corrija o sal, se necessário.

Coloque o macarrão frito no prato de servir e despeje o molho por cima. Sirva imediatamente.

*Marina Kawata é jornalista e especializada em gestão de empresas, mas é na cozinha que encontrou sua paixão. É vegetariana e acredita que a alimentação saudável é a chave para a saúde, desde que a comida seja gostosa!

 

Facebook Comments

Nas Categorias: Blog, Colunistas, Receitas, Sem carne