Essa semana no Café com a Comadre a dúvida é: Por que o grão de café é melhor quando moído na hora?

*Ensei Neto responde.

“Comadre, tem comidas que ficam melhores quando passam de um dia para o outro como uma sopa cheia de “sustância” ou mesmo uma feijoada igual a que vc faz.

O café torrado e moído passou por um processo que envolve muito calor, transformando definitivamente seus aromas e sabores. Assim como um bife, que depois de assado deve ser consumido em seguida, o pó de café pior fica se demorar a ser usado.

Em geral um café torrado e moído tem o seu melhor momento entre uma semana e duas semanas depois de torrado (ah, por isso é importante ficar de olho da data de fabricação e não na da validade!), quando a riqueza de aromas e sabores, depois de um merecido descanso, chega no seu ponto máximo. Depois disso, gradualmente o sabor vai perdendo sua força, dando lugar ao gosto de ranço, que é o mesmo que, digamos assim, velho e oxidado.

Se você puder comprar o café torrado em grãos, melhor ainda. Na verdade, é muito recomendável moer apenas a quantidade de grãos que você vai usar para preparar o seu café.
Pó de café quando fica ao tempo, rapidamente perde sua essência e graça (os aromas se vão…), dando lugar a um desagradável gosto de envelhecido….

Se você tiver dúvidas de como fazer esse processo, vale a leitura de uma matéria feita pelo ReviewsCafés

Aproveitando, que sugestão você tem para acompanhar um café com maior acidez, com aquele azedinho de um limão?”

A receita para acompanhar esse azedinho do limão é receita de Tostada com Presunto com Ovo na Manteiga. A acidez do café vai contrabalancear a gordura desse prato para compor o café da manhã dos campeões.

ENSEI NETO é Músico, Engenheiro Químico com Especialização em Tecnologia de Alimentos e Marketing, consultor especialista em Gestão Sensorial e autor do blog The Coffee Traveler

Nas Categorias: Bebidas, Blog, Café e Chá, Colunistas