O premiadíssimo chef espanhol Ferran Adrià apresentou nesta terça-feira, 05/11, em São Paulo seus novos projetos que combinam tecnologia e gastronomia.

Na lista está a Buillipedia, uma espécie de Wikipedia de comida. “Este é um projeto que tem a intensão de organizar informações sobre comida para facilitar o acesso do usuário. Hoje tem muita informação na internet, mas a forma como é apresentada pode ser melhorada”, conta o espanhol. O banco de dados está sendo desenvolvido com a Telefónica I+D, empresa de inovação do grupo espanhol. “Queremos disseminar conhecimento, informações relacionadas à gastronomia e receitas”.

Como parte da agenda, Adriá, que permanece aqui até o dia 07/11,  apresentou ainda os embrionários ElBulli DNA – uma incubadora de pesquisa e desenvolvimento gastronômico com resultados compartilhados na internet – e o El Builli 1846 (número de refeições servidas no premiado restaurante) um espaço cultural para entretenimento e preservação do patrimônio físico do extinto restaurante El Builli.

“Temos um acervo com mais de 40 mil peças do restaurante e queremos compartilhar com o público, incluindo visitas remotas por meio de experiências virtuais”. Adriá espera que todos os projetos estejam implantados no máximo até 2015.

As iniciativas são frutos da parceria entre o chef e o Grupo Telefónica iniciada em 2010.  Como embaixador da empresa espanhola, Adrià já percorreu cidades como Barcelona, Nova York, Munique, Lima, Buenos Aires, Bilbao, Londres, México, Pequim, Bogotá, Quito e Santiago do Chile.

Sempre realizando palestras e encontros com a sociedade, jornalistas e empresários para compartilhar sua visão sobre gastronomia, tecnologia e inovação.

 

Nas Categorias: Blog, Notícias