fraldinha_curry_amaraelo_semmedida_larissa_januario12

Curry não é um tempero. É a combinação de vários. Também cinhecido como caril é muito utilizado em países asiáticos como Índia, Tailândia. Lá aliás, é tão popular que as famílias podem ter suas próprias  combinações. Geralmente levam gengibre, canela, cominho, cardamomo, zimbro, cúrcuma, feno-grego e principalmente pimenta.

Meu sogro que viaja bastante a trabalho, trouxe para nós um estoque  maravilhoso de especiarias do Marrocos. Não deu para resistir, tive que fazer meu curry.

curry_peixe_larissa_januario_semmedida18

Entre as coisas diferentes que usei, foi o dried lime. Isso mesmo, um limão seco escuro, também chamado de black lime (noomi basra ou limoo amani (nos países do Oriente Médio), onde é muito usado. Ele conserva um pouco do sabor e aroma do limão, mas acaba ganhando um ar defumado e fermentado.  Também usei sementes de mostarda, pimenta preta, cominho, erva-doce e semente de coentro (1/2 colher de sobremesa de casa). Em pó para dar cor usei urucum, páprica picante e cúrcuma (uma colher de sobremesa de cada). Soque todos os temperos em grãos e junte com os pós.  Escolha um pimenta fresca de sua preferência (vale dedo-de-moça, jalapeño, bode, aji). Eu usei harissa em pasta, que tem como base a malagueta, porque que tinha e é bem saborosa.  Misturei dois dentes de alho e uma colher de café e gengibre fresco.

curry_peixe_larissa_januario_semmedida19

Em uma frigideira com um fio de azeite refogue 1 cebola em cubos até ficar transparente e junte a pasta de pimenta fresca. Depois acrescente os secos. Deixe tostar uns segundos para liberar os aromas e depois coloque um copo de caldo de cabeça de peixe (se não tiver use de frango ou água) para virar um pasta grossa e aromática. Junte 1 lata de tomate pelado e bata bem com o mixer.

polpetines_curry_verde_larissa_januario_semmedida3

Outra mistura de especiarias que eu faço é: açafrão da terra (cúrcuma), noz moscada, pimenta-do-reino, cominho, semente de coentro, páprica picante, zimbro, cravo e basta. Esmague tudo num almofariz ou mesmo no processador.  Esse pó pode ser guardado por muito tempo. Se gosta de mais picância, junte uma pimenta fresca, mas nesse caso ele deve ser usado rapidamente e guardado na geladeira.

Por fim, uma receita de molho tipo curry completa que vai bem com carnes e aves.

Ingredientes

Para o molho curry
1 cebola  picada
1 colher de sopa de gengibre fresco picado
1 colher de sopa de pasta de curry amarelo (ou pó)
1 colher de sopa picado alho
1 talo de cebolinha verde
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de cúrcuma
1 pimentão vermelho pequeno picado
1 pimentão verde pequeno picado
1 colher de sopa de páprica picante
1 chili seco (ou uma pimenta dedo de moça com semente)
2 colheres de sopa de óleo de gergilim
1 canela em pau
2 cardamomos
650g  de fraldinha em tiras
4 folhas de limão kaffir
raspas de um limão kaffir
400ml de leite de coco
1 colher de sopa de pasta de tamarindo ou suco de um limão
Ramos de coentro

fraldinha_curry_amaraelo_semmedida_larissa_januario21

Faça a pasta do curry juntando todos os ingredientes no liquidificador. Menos o óleo e a carne. Bata bem.

 

Nas Categorias: Blog, Tecnicas de cozinha e ingredientes