aventinus

Hoje farei uma sugestão de harmonização para que possamos aproveitar o frio que está fazendo em algumas regiões do país. Trata-se se uma cerveja com 12% de teor alcoólico, extremamente fácil de beber e com aromas incríveis. Tive uma experiência bem parecida com a que estou sugerindo hoje e posso dizer que vão ficar impressionados.

 

Cerveja: Aventinus Eisbock

País: Alemanha

Cervejaria: Weissbierbrauerei G. Schneider & Sohn

Estilo: Eisbock

Teor alcóolico: 12%

 

Reza a lenda que as cervejas do tipo Bock, ao serem transportadas de um lugar para outro no rigoroso inverno alemão, congelavam parcialmente. O gelo, na verdade, era apenas água. Ao ser removido deixava na garrafa uma cerveja de alto teor alcóolico, muito encorpada e com aromas e sabores acentuados. Assim, a Eisbock teoricamente seria o resultado de um problema. Enfim, qualquer que seja sua origem, a Aventinus é a mais complexa de todas as cervejas de trigo, e não atende as marcantes características de deste estilo de cerveja.

Notas de degustação: De coloração marrom escura, esta cerveja exibe notas complexas de ameixa, chocolate, madeira, figo e vinho do porto. O álcool é bem inserido e não sobressai aos sabores da cerveja. Podemos degustar esta cerveja na temperatura 12 a 14 graus, tranquilamente.

 

salada_batata_sem_medida_larissa_januario5

Prato: Salada Morna de Batata com Vinagrete Dijon

Por que harmoniza: Faremos desta vez uma harmonização por contraste. Inicialmente, me encanta a mistura de salgado e doce num prato. Então, pensei em buscar o sal que o prato nos proporciona com a doçura da cerveja. Vejamos: Azeite, vinagre,  Mostarda de dijon e batatas tudo isto misturado com aromas e sabores de chocolate, ameixa, figo e vinho do porto. Complexo? Talvez, porém extremamente agradável ao paladar.

Aproveitem o frio, os amigos, e desfrutem dessa experiência.

Sugestão de música: Casa Pré-fabricada.

* Fernando Bastos é Sommelier de Cervejas, Cervejeiro caseiro, pós-graduando em Tecnologia Cervejeira e Presidente da AcervA Goiana – Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás 2010/2014.
Instagram: falandosobrecerveja

 

Nas Categorias: Blog, Colunistas