Resultado de imagem para gif cozinha

Azeite vira gordura saturada quando aquecido? Óleo na água do cozimento evita que o macarrão grude? Açúcar tira mesmo a acidez do molho de tomate?

Essas e outras máximas da cozinha são passadas de geração em geração como verdades absolutas. Mas elas são mesmo reais? Confira a baixo o que é mito e o que de fato faz a diferença na sabedoria da cozinha popular.

Resultado de imagem para gif fogo na cozinha

1 – Azeite vira gordura saturada quando aquecido?

Não necessariamente. É comum ouvirmos que o azeite quando aquecido sofre saturação tornando-se nocivo à saúde. Isso não é verdade. Para adulterar as propriedades do óleo de oliva é preciso que o calor exceda os 210 graus. Esta é a temperatura que marca o ponto de fumaça, quando o óleo começa a queimar e a gordura se decompõe em elementos nocivos. Para se ter uma ideia, o óleo de girassol tem como ponto de fumaça 227 graus, o de canola 224 graus e de milho 204°. Ou seja, o azeite pode saturar tanto quanto qualquer um desses óleos quando aquecidos. O que acontece no caso dos azeites extra virgens, que são extraídos à frio, é uma perda das suas qualidades naturais. Por isso, para um melhor aproveitamento de seus sabores e nutrientes use-os para finalizações e pratos frios. Para expor ao calor, prefira azeites comuns.

2 – Alho e cebola, quem vem antes?

Esse é um tema polêmico. Há quem prefira colocar o alho antes e vice-versa. Mas via de regra, a literatura indica que a cebola sempre entre antes no refogado. Pelo simples fato de que ela solta muito mais água e por isso, leva mais tempo para dourar. Se o alho entrar antes é bem provável que ele queime e libere um gosto amargo na comida.

3 – Açúcar tira acidez do molho de tomate?

Não. O açúcar não reduz acidez do molho. Ele apenas adoça e por isso, acaba disfarçando o sabor ácido. Para anular ou corrigir acidez é preciso um elemento básico, como por exemplo, o bicarbonato. Aqui uma receita mágica de molho de tomate.   

4 – Dessalga o bacalhau no leite acelera o processo?

Não. A dessalga acontece porque o bacalhau salgado é posto de molho em um meio líquido sem sal. Trocar a água pelo leite não vai acelerar o processo e ainda vai influenciar no sabor. Caso o sabor de leite não seja buscado na receita, é melhor dessalgar apenas em água. Aqui tem 12 dicas para comprar e preparar o bacalhau. 

Resultado de imagem para gif macarrão

5 – Colocar óleo na água do cozimento evita que macarrão grude?

Não. O que evita que o macarrão grude é cozinha-lo em uma panela bem grande e com muita água fervente e salgada. O óleo só vai untar a massa e deixá-la pesada e escorregadia fazendo com que o molho não tenha muita aderência. Aqui você tem os passos para não errar nunca mais no macarras.

6 – Selar a carne evita que ela perca seus sucos?

Não. Selar um pedaço de carne significa dourar sua superfície até que ganhe aquele tom dourado típico dos grelhados. Isso serve para dar além de cor, sabor ao alimento. Mas em nada ajuda na perda de líquidos que vão evaporar de qualquer jeito com a exposição ao calor. O que pode diminuir a perda de líquidos é fazer a selagem da carne da forma mais rápida possível e ir virando de lado para que o liquido busque sempre o centro da peça. Além disso, antes de cortar deixe a carne descansar pelo menos uns 5 minutos.

7 – Não se deve congelar novamente uma carne que foi descongelada?

Errado. A carne pode ser congelada novamente depois de descongelada sem problemas. Desde que ela tenha sido descongelada em geladeira todo o tempo. Mas é importante lembrar que nesse processo a carne vai perdendo qualidade em textura e até sabor. Nunca mais erre no bife com essas dicas. 

8 – Colocar uma batata inteira na comida pode reduzir o sal?

Sim. As batatas quando colocadas em um molho muito salgado funcionam como uma esponja. Ela se torna muito salgada e ode ser retirada e descartada ou usada em outros pratos sem sal.

Imagem relacionada

9 – Colocar sal na água faz com que ela demore mais para ferver?

Sim. A água pura no nível do mar ferve a 100ºC ao acrescentar sal ela precisará de mais calor para ferver e logo, levará mais tempo. Por isso, para não atrasar muito, coloque o sal depois que a água estiver já fervendo.

Resultado de imagem para gif egg10 – É melhor usar ovos em temperatura ambiente?

Depende do preparo, mas em geral, o ideal é sempre retirar os ovos da geladeira previamente antes de usá-los. Eles se comportam de maneira mais estável quando não sofrem mudanças bruscas de temperatura. No caso do preparo de ovos cozidos, por exemplo, evite o choque térmico da geladeira direto para o fogo pois a casca pode rachar.

Nas Categorias: Blog, Tecnicas de cozinha e ingredientes