O ano é 2013 e não se sabe o que anda bombando mais: as cervejas ou as redes sociais. Para unir a sede com a vontade de beber, foi criado o Untappd, um tipo de facebook de ales, lagers e lambics. O nome faz um trocadilhozinho com a palavra em inglês tap, que são as torneiras ligadas aos barris de cerveja não-pasteurizada – que, no Brasil, chamamos de chope, mas isso é assunto para outro dia.

Por hoje, ficamos com o programa que está transformando o significado da expressão “beber socialmente”. O Untappd está disponível como aplicativo para todos os celulares, mas também pode ser usado via navegador, basta fazer um cadastro simples. Aí você procura os amigos ligados ao facebook, ao twitter ou adicionando seus emails. Pronto, agora já pode abrir uma cerveja e registrar suas impressões. Há espaço para dar nota, marcar contatos, compartilhar fotos e escrever comentários.

O Untappd lista quase todos os rótulos de quase todas as cervejarias da face da Terra! “Quase” porque sempre podem existir as nanocervejarias e os desconectados, mas a esmagadora maioria do que merece ser bebido está ali. E o que é mais legal: mostra em tempo real quem está tomando aquela mesma cerveja e onde essa pessoa está.

Na única vez em que não achei o que queria postar, a cerveja era a Black IPA 16 Peitos e 1 Segredo, a mais recente criação das Maltemoiselles, confraria da qual as cervejeiras do Sem Medida também fazem parte. Essa é outra das funcionalidades do Untappd: cadastrar a sua cervejaria, seja ela comercial ou não, e seus próprios rótulos.

À medida que você vai provando e registrando diferentes cervejas, vai ganhando badges engraçadinhos para cada ocasião. Esses selos, por assim dizer, são como prêmios de participação: pode ser pelo estilo repetido da bebida ou porque você deu check-in cinco dias seguidos. Para quem é menos sociável do que está na moda, a ferramenta ainda serve no mínimo como um banco de dados, que você pode consultar sempre que for às compras.

 

 

Nas Categorias: Blog, Cerveja, Cervejices, Notícias