Não é comum cozinharmos com café e nem tão simples. Mas é o resultado pode ser surpreendente. Para ajudar você a dar esse passo ousado na cozinha sem errar preparei umas dicas. Confira:

Preparo básico de concentrado de café para uso em receitas:
  • Para preparar pratos faça um concentrado de café.
  • Use uma proporção de 3 colheres de sopa de pó de café para 1 copo de água (caso precise de mais café, aumente a quantidade de água e pó, por exemplo, 9 colheres para 3 copos americanos).
  • Assente bem o pó de café no porta-filtro, sem compacta-lo.
  • Com uma chaleira preferencialmente de bico fino, coloque a medida de 1 copo americano de água fervente sobre o pó de café, distribuindo-a por toda a superfície.
  • Quando o pó de café ficar umedecido, coloque o equivalente a mais 2 copos americanos de água fervente de forma lenta e bem distribuída.
  • Recolha o concentrado de café e use em seus pratos favoritos!
Dicas para usar o café em receitas:

– Comumente o café deve entrar em receitas salgadas já preparado (como no concentrado acima), por isso, evite cozinha-lo muito. Esta segunda cocção pode extrair da bebida sabores indesejados e deixar sua receita amarga. Prefira inclui-lo na finalização dos pratos.

– Pense sempre em pratos que levam ingredientes que normalmente caem bem com café. Por exemplo, queijo é um dos melhores parceiros do pretinho básico. Por isso, combinar o café a um risoto de queijo ou uma massa com molho 4 queijos com certeza dará certo

– Pimenta é algo que combina com café, por isso, teste usa-lo em receitas picantes como chilli de carne, mole negro e penne all’arrabbiata.

– Destilados combinam com café. Logo, receitas que levem destilados podem dar certo também como ele.

– Crie, ouse e se apaixone ainda pelo café de cada dia!

Receita: Linguiças caramelizadas no café e melado, cuscuz nordestino e vinagrete de maçã verde 

 

Nas Categorias: Blog, Tecnicas de cozinha e ingredientes