Esqueça o chili de carne ou qualquer receita que você tenha comido nos bares e restaurantes mexicanos da sua cidade. A receita mais representativa do México é o Mole. Um molho rico e exótico, que leva mais de 20 ingredientes entre eles pimentas, especiarias, frutos secos, amêndoas e chocolate. É presença garantida sobre o peru, frango e até camarões em casamentos, aniversários e batizados, ou no Natal.

A popularidade do Mole é tanta por lá, que 99% da população do país já preparou o prato pelo menos uma vez na vida, segundo pesquisa realizada pela Mitofsky. Cada um a sua maneira faz a sua receita, algumas bastante diferentes, incluindo o negro, o vermelho (ou colorado), o amarelo, o verde, o almendrado e o pipian.

O Mole tem origem pré-hispânica. Povos os Astecas preparavam para grandes senhores o mulli, que significa guisado ou mistura na língua indígena nahuatl. Um prato completo que podia levar uma centena de ingredientes.  Entre eles o chocolate, que faz parte da história da América Central com registros de cultivo de cacau que datam de 4000 a.c.

No México contemporâneo, a autoria do Mole é atribuída ao estado central mexicano de Puebla. É de lá a receita mais notória do país conhecida como Mole Poblano que pode levar: chocolate em tablete (com ou sem açúcar), cinco variedades diferentes de malaguetas, amêndoas, nozes, passas, cravo, canela, salsa, pimenta, alho, e tortilhas.

Oxaca, estado mais ao sul do país, também tem sua receita de Mole reconhecida. Mas é da comunidade de San Pedro Atocpan, que faz parte do município de Milpa Alta no Distrito Federal do México (a Cidade do México) que vem quase todo Mole consumido na capital. Tanto que 90% da população local, trabalha na produção do molho. Desde de 1977,  esta comunidade promove a Feria Nacional del Mole (Festival Nacional de Mole) todos os anos no mês de outubro.

Ninguém está casando, nem sendo batizado, muito menos comemorando o Natal. Mas decidi fazer o Mole como homenagem ao México e a uma das festas mais lindas do mundo, que acontece lá: Día de los Muertos.

Confira o passo a passo do Mole Poblano

 

Nas Categorias: Blog, Reportagem