Peixe frito com batatas (também fritas), o que dizer desse ícone da terra da rainha? Todo meu respeito aos britânicos – por eras tratados como párias da cena gastronômica ocidental – por essa criação.

A massa aerada e fermentada de cerveja margosa envolve o peixe numa nuvem de vapor e o cozinha sem q perca a própria umidade. Ao mesmo tempo q por fora forma uma casquinha crocante e dourada. GOD SAVE THE FRITURA!

Uma ideia genial fruto do sufoco e consagrada pelos correria. Foi depois da popularização da pesca com rede de arrasto no mar do norte, na segunda metade do século XIX q peixes menores, menos nobres e mais baratos chegaram às mãos da classe operária britânica. Daí pra juntar com batata e meter no jornal foi até óbvio.

Até q os lord foodies descobriram q era legal e estragaram tudo. Brinks. Só sei que até prêmio nacional ele tem pra chamar de seu: o Fish & Chips Awards.

para a massa
1 lata de 330ml de cerveja amarga (IPA de preferência)
330ml de água fria
20g de fermento biológico
300g de farinha de trigo + 100g para secar o peixe
6 filés de peixe alto de pelo menos 200g  cada (haddock, linguado, namorado, pintado, garoupa, escolha o que preferir)
12 mini quiabos – opcional
Óleo para fritar
Sal e pimenta para temperar

Primeiro, junte 1 lata de 330ml de cerveja amarga (IPA de preferência) a mesma medida de água gelada e 20g de fermento biológico em uma tigela grande e bata bem. Inclua 300g de farinha de trigo e bata novamente até ficar homogêneo. Deixe em um lugar quente por 30min até q a levedura fermente e bolhas subam a superfície.

Aqueça uma panela funda e larga com pelo menos 3 dedos de óleo de profundidade. Escolha uns 6 filés de peixe altos de pelo menos 200g cada (haddock, linguado, namorado, pintado, garoupa, o que preferir). Passe o peixe na   farinha trigo temperada com sal e pimenta. Bata para tirar o excesso e mergulhe-os na massa de cerveja.

Coloque cuidadosamente no óleo quente e frite por cerca de 7min ou até ficar quente no centro e dourado por fora. Escorra no papel toalha e sirva quente com molho tártaro e, obviamente, batatas fritas.

Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas