Pitadinha Salada de Batata Vinagrete Dijon
Autor:
Categorias:Blog,Colunistas,Receitas,Saladas,Vinagrete Dijon, Salad de Batata
Eu amo salada de batata. Isso porque ela junta duas coisas relevantes pra mim: o já citado tubérculo + maionese. Mas nem sempre estou afim de me entupir de emulsão de ovo e óleo. E nessas substituo por vinagrete Dijon.
É até injusto chamar de substituição, porque a mostarda me desperta tanta afeição quanto a maionese. Minha forma favorita de brincar com essa pasta picante é ao estilo francês (uui): o vinagrete Dijon (aká Dijão).
Aliás, são inúmeras as variações de vinagretes. Michel Roux diz no seu livro livro Receitas de Molhos(Editora Larousse) que pode ser vinagrete todo e qualquer molho a base de vinagre e óleo. Mas o original, consta na literatura, é esse mesmo, feito com mostarda Dijon, uma referência à localidade em que surgiu o molho.
Trata-se de uma emulsão a frio de vinagre, acrescida de mostrada e óleo, sem ervas e legumes. Além de saladas, os franceses usam para acompanhar assados devido a sua acidez. Dura até uma semana em um pote fechado na geladeira. O vinagrete Dijon, misturado com batatas cozidas e alguns temperos, deu numa receita a altura do filé mignon suíno grelhadinho da noite. O sabor surpreende, a batata equilibra a acidez e tudo leva no máximo uns 15 minutos para ficar pronto.
Receita: Salada de Batatas com Vinagrete de mostarda Dijon (para 4 pessoas)
Para o vinagrete
Azeite (3 medidas, aqui foi colher de sopa)
Vinagre ou suco de limão (prefiro limão, 1 medida, no caso, 1 colher de sopa)
Mostarda de dijon (1 colher de chá)
Sal e pimenta a gosto
Preparo
Geralmente, as emulsões são feitas na proporção 3 para 1. Três partes de óleo, para uma de ácido. Coloque em uma vasilha a mostarda e o limão e os temperos.
Bata para que a mistura fique homogênea. Acrescente aos poucos o azeite em fio, sempre batendo para emulsionar. Acerte o sal.
Para a Salada de batata
500g de batatas cozidas ao dente, cortadas em cubos grandes (eu gosto grande, mas o critério é de quem faz)
Salsinha (usei folhas inteiras sem talos, queria que ela aparecesse mesmo)
1/2 cebola roxa em cubinhos bem pequenos
Misture as batatas, a cebola picadinha, a salsinha e junte o molho. Ideal para carnes de porco, rosbife e sanduíches em geral.