;

A chef Kalymaracaya, primeira profissional de gastronomia de nacionalidade indígena do Brasil, participa essa semana do SP Gastronomia. Nesta quarta, 07/10, a chef que pertence à nação Terena, vai presentar uma receita especial de sagu à brasileira.

Nascida na aldeia do Bananal (Distrito de Taunay) localizada no município de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, Kalymaracaya busca inspiração nas memórias de quando era criança e observava sua vó preparando comida para a família. Seu maior objetivo é divulgar os ingredientes cultivados pelo povo Terena. No seu repertório destacam-se ingredientes nativos brasieliros como mandioca, bocaiuva, taioba, milho, abóbora, pimentas, pequi e jenipapo. Além das caças como o jacaré e os peixes existentes nos rios do Estado.

Formada em Turismo e Gastronomia e pós-graduada em História e Cultura Indígena e Afro-brasileira, a chef Kalymaracaya é membro do movimento Slow Food Convivium, em Campo Grande (MS) e professora de gastronomia indígena na especialização de Cozinha Brasileira, além de secretária do Conselho Comunitário Urbano Indígena (CCUI) na também na capital sul-mato-grossense.

Depois da participação de Leo Santo com o Bolo de Rolo e Mateus Araújo com a Farofa de Içá, a programação brasileiríssima da semana no SP Gastronomia conta ainda com a live de André Boccato e do Chef Ezio Carlos que falarão sobre as origens da gastronomia brasileira em livros. Imperdível.

A programação somará até o final do mês de outubro 64 lives com a marca #SPGastronomia.  Para quem perdeu as anteriores, todo o conteúdo está disponível de forma permanente na plataforma Cultura em Casa, clique e assista. 

A ação é uma inciativa da Secretaria de Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com o objetivo de envolver a sociedade em uma grande celebração da identidade e da diversidade culinária do estado, além de promover a integração entre produtores, chefs e restaurantes.

Facebook Comments

Nas Categorias: Receitas