Essa receita abre mais um especial do Sem Medida em parceria com o Sacola Brasileira. Depois de explorar a mandioca, eu e a Rachel vamos viajar pelo universo dos queijos brasileiros. Lá no Sacola ela vai falar tudo sobre os queijos que amamos e aqui eu vou contando as receitas que criarei.
A Rachel esteve lá na fazenda e me trouxe um naco precioso desse queijo. Os poucos gramas (cerca de 150g) tinham que virar receita e não davam margem pra erro. Medo.
A ideia era chegar em um prato simples, que exaltasse o queijo, mas que também propusesse uma combinação de sabores. Depois de quebrar um pouco a cabeça, cheguei na fonduta. Um molho em que o queijo é derretido em leite e finalizado com um pouquinho de manteiga e noz-moscada.
Para contrastar com o sal do queijo fiz um nhoque de batata doce e coroei tudo com cubos de tomate concassé e ciboulette. Simples e muito saboroso. Como diria Leonardo da Vinci, “A simplicidade é o último grau de sofisticação.”
Vamos ao passo a passo para duas porções fartas.
Descasque umas duas batatas doce grandes (350g mais ou menos) e corte em cubos de 1cm. Coloque os cubos em uma saquinho de plástico apto para microondas (é isso mesmo). Selecione a opção cozimento de batata no seu forno ou cozinhar por cerca de 4 minutos em potência máxima. Ou até ficar macia.
Esse truque vai tornar você um mestre do nhoque. Porque o grande lance para uma massa levinha é colocar pouca farinha de trigo. O fato de tirarmos a água do cozimento, exige que se coloque menos farinha no nhoque e assim a massa fica mais leve. Bingo!
Esprema a batata cozida acrescente 1 ovo, 1 pitada de sal e mistura bem.
Acrescente 1 colher de sobremesa de amido de milho e 1 colher de sopa de farinha de trgo. Misture bem.
A massa ainda vai ficar um pouco grudenta. Mas não tem probelema porque você vai usar mais farinha para abrir.
Em uma superfície lisa e limpa salpique farinha a e abra a massa em rolinhos compridos. Corte em pedaços de 1,5cm com uma faca.
Reserve. E vá para o molho.
Rale o queijo.
Coloque em uma panela o leite (uns 2 copos americanos) e o queijo ralado. Leve ao fogo em banho maria até que o queijo derreta e o molho fique cremoso. Se ficar pedaços, bata com o mixer.
Finalize com 1 colher de manteiga e noz-moscada ralada na hora. Acerte o sal se for o caso (o queijo já tem sal). Reserve.
Na mesmo água do banho maria (que estra fervente) cozinhe o nhoque. Coloque na água e retire com uma escumadeira quando eles começarem a emergir. Coisa de 2 minutos no máximo. Escorra bem. Cubra a massa com o molho e salpique os cubos de tomate concassé (sem casca e sem sementes) e ciboullete (cebolinha verde fininha).
Nas Categorias: Pratos Principais, Receitas, Sem carne