Eu não sou muito fã de quiches e tortas de massa podre. Em geral elas são feitas à base de gordura vegetal hidrogenada, o que para mim é extremamente indigesto provocando horas de azia e mal estar. A solução é preparar em casa a minha versão. A massa de torta eu já compartilhei aqui nessa versão fantástica de frango. Pode comer até passar não aguentar mais que eu garanto, sem mal estar.

Faltava a quiche, que como não é uma preferência aqui em casa,  nunca investi na busca de uma boa receita. Até que que no início do semestre participei de um evento e tive que fazer toneladas dela. Cheguei numa massa leve, econômica e facílima. Para o recheio, fui na minha combinação tricolor favorita: tomate, manjericão e queijo. Ficou realmente muito boa. tanto que não posso por na meia essa fórmula. Segue a quiche mais fácil do mundo:

Receita:  Quiche Caprese (tomate, queijo e manjericão) com a massa mais leve do mundo 

Ingredientes (para 8 fatias)
Massa 150g de manteiga gelada cortada em cubinhos
200g de farinha de trigo branca
100g de farinha de trigo integral
1 ovo
4 colheres de sopa de água gelada
1 colher de café de sal

Recheio
3 ovos (preferência caipira)
1/2 xícara de chá de creme de leite fresco
150g de mussarela de búfala em pedacinhos
150g de parmesão ralado
200 g de tomatinho cereja inteiros
1 xícara de chá de folhas de manjericão
Pimenta-do-reino Sal (só se achar necessário, os queijos já são salgados)

Preparo

É tão fácil que não tem nem passo a passo. Só vou dar a colher de chá da massa, pra ajudar a ver a textura como deve ficar. Mas é bem parecida com a da Torta de Frango.


Em uma tigela coloque a farinha peneirada, a manteiga e o ovo. Misture bem até virar uma farinha, na sequência junte a água gelada aos poucos (1 colher por vez). Sinta a consistência, a massa deve ficar aveludada descolando da mão. Não sove demais para que a massa não fique elástica. Embrulhe em papel filme e leve à geladeira (essa massa pode ser congelada e usada no futuro).

Ligue o forno (200 graus) e comece a preparar o recheio. Em uma tigela coloque os ovos e o creme de leite e bata para misturar tudo. Junte os queijos, e o manjericão. Tempere com a pimenta e o sal.  Reserve.

Em uma forma redonda de fundo removível ou não (se não for, não desenforma quiche  e coma direto da própria  travessa como faço na torta de frango) abra a massa de forma que cubra todo o fundo e as laterais. Você pode usar um rolo ou ir colocando os pedaços com a mão mesmo e amassando para uniformizar a superfície (eu acho mais fácil assim).

Com um garfo faça furos na massa para que ela “respire”. Forre com uma folha de papel alumínio ou papel manteiga, cubra com feijões crus para fazer peso e leve ao forno por 14 minutos.  Retire a massa do forno, descarte os feijões e o papel e cubra com o recheio. Coloque os tomatinhos (lavados e secos) afundando-os no recheio (não precisam ficar submersos). Volte a quiche para o forno e deixe assar até que a superfície fique dourada e o recheio firme. Vale o teste do palito de dente: espete no recheio, se sair limpo, está pronto.

 

Nas Categorias: Receitas, Sem carne